A Adega Muf’s trabalha com os mais conceituados revendedores de bebidas em Curitiba. Confira nosso catálogo de produtos e solicite seu orçamento.

Categorias

Aperol Spritz receita + história desse drink clássico!

Aperol Spritz receita + história desse drink clássico!

No artigo de hoje iremos conhecer a história do Aperol Spritz, ou seja, excelente drinque italiano. E também iremos aprender a receita de aperol spritz, tudo passo a passo para que você não tenha dúvidas quanto ao processo de preparo.

O que vem à cabeça quando pensamos na Itália? Muitas coisas, como por exemplo, as belas paisagens. No entanto iremos focar no famoso “aperitivo”, que são na verdade bebidas alcoólicas e não alcoólicas, que tem como objetivo abrir o apetite.

Muitos afirmam que no século V a.C., foi percebido que bebidas com um gosto amargo, ainda que, não pareça, aumenta a vontade de comer e por este motivo, a maior parte das bebidas com o sabor amargo, são vistas como os melhores aperitivos.

E como acontecem os aperitivos na Itália?

Normalmente os horários dos aperitivos na Itália acontecem entre 18 e 20 horas, em bares ou restaurantes. Servem a bebida na maior parte das vezes acompanhada de um buffet, dessa forma aumentam o apetite.

Costuma-se pagar um valor fixo, que garante ao cliente o direito a um drink e também pode comer tudo o que estiver disponível. É uma mistura perfeita, uma boa bebida que aumenta sua fome e comida por todo o lado.

Dessa forma que a tradição que remonta ao século XVIII se manteve viva, tradição essa em que a bebida aperitivo era servida antes do almoço e antes do jantar. Ou seja, essa tradição iniciou com a invenção do vermute branco, por Antônio Benedetto Carpano em 1786, em Turim.

Mas por que estamos falando de aperitivos?

Porque agora iremos falar do Aperol Spritz, que tem origens muito antigas. A receita de aperol spritz foi criada há muitos anos. Foi criada no período em que o império austríaco dominava, entre o final do século XVIII e o início do século XIX.

De acordo com o que consta nos registros históricos, os soldados consideravam os vinhos da região um tanto fortes, a ponto de ficar difícil de beber. E por isso, com o objetivo de suavizar o sabor destas bebidas, ele resolveu misturá-las com água gaseificada.

A versão inicial do Spritz era na verdade uma mistura de vinho branco mais água gaseificada. Quando criada foi considerada uma afronta para os italianos amantes do vinho. No entanto esta mistura deu origem ao coquetel mais conhecido da Itália.

Sabia que o nome Spritz vem do verbo alemão spritzen, que significa borrifar?

A bebida como conhecemos hoje, nasceu apenas nos anos 20. Quando veio a ideia de acrescentar na mistura um sabor um pouco mais amargo, transformando assim num aperitivo perfeito.

Existiam duas versões de drinques amargos famosos naquele tempo, os chamados bitters. Em primeiro lugar era o Aperol que era produzido em Pádua, feito de diferentes tipos de laranjas e uma combinação de ervas e raízes.

A outra bebida era o Select, cuja receita secreta possui cerca de 30 ervas aromáticas, produzida pelos irmãos Pilla, em Veneza.

Ainda que existam várias receitas que mudam um pouco de região para região, assim como praticamente tudo na Itália, podemos afirmar que o sucesso da mistura ( um bitter, um vinho prosecco e água gaseificada) foi gigantesco e terminou sendo considerado o coquetel cult, que se alcançou diversos países europeus chegando até a América do Sul.

A receita de Aperol Spritz, certamente, ganhou notoriedade em praticamente todos os sentidos e por essa razão, ainda hoje é considerado um drink atual e bastante jovem, pelo simples fato de ser colorido, fresco e não ser muito alcoólico, tornando-o perfeito para as noites de verão.

Agora que você já conhece um pouco da história da receita de aperol spritz, vamos para a parte mais legal. Vamos colocar a mão na massa e preparar nossos drinks.

1- Receita clássica

Primeiro você vai precisar de 3 partes do seu Prosecco favorito, em torno de 60 ml no copo com gelo. Em seguida acrescente 2 partes de aperol, desta vez 40 ml, complete com uma parte de água com gás e finalize com uma fatia de laranja, para decorar.

Pronto! Agora é só brindar!

2 – Sweetheart

Nossa próxima receita de aperol spritz é o Sweetheart. Para fazer esse delicioso drink você vai precisar de: 

  • 2 partes de Absolut Vodka
  • 2 partes de Aperol
  • mais 2 partes de suco de cranberry; 
  • ½ parte de limoncello; 
  • ½ parte de suco de lima-da-pérsia; 
  • 3 cranberry inteiros.

Modo de preparo

Agora você vai precisar de uma coqueteleira com cubos de gelo. Depois você deve adicionar todos os ingredientes acima, agitar bastante a sua coqueteleira e coar em um copo alto, resfriado e cheio de cubos de gelo. Para finalizar, decore o seu belo drink com cranberry.

3 – Southern Ginger

A terceira receita de aperol spritz é a Southern Ginger. Vamos aos nossos ingredientes:

  • 5 partes de Rum claro
  • 1 parte de Rum envelhecido do tipo cubano; 
  • 3 partes de compota de ruibarbo temperado com canela; 
  • 1 parte de Aperol
  • 1 parte de suco de limão; um pouco de xarope simples; um pouco de água com gás; 
  • 1 raminho de folha de hortelã.

Modo de preparo

Agora você vai encher um copo rocks resfriado com gelo picado, adicione todos os ingredientes acima e finalize com uma folha de hortelã. Simples assim!

4 – Ruby Wild Child

Nosso quarto e não menos importante drink é o Ruby Wild Child. Essa receita de aperol spritz vai te fazer se apaixonar. Vamos aos ingredientes:

  • 1½ parte de absolut Ruby Red
  • 1½ parte de suco de grapefruit rubi
  • ¾ parte de Xarope simples
  • ½ parte de Aperol
  • Água com gás
  • 1 pedaço de Grapefruit (toranja)

Modo de preparo

Coloque o Absolut Ruby red, aperol, suco de grapefruit rubi e o xarope simples numa coqueteleira e agite bastante. Em seguida coloque cubos de gelo e coe para um copo alto cheio de cubos de gelo. Agora acrescente água com gás e para finalizar decore com grapefruit (toranja).

Enfim, conforme prometemos no início deste artigo, te ensinamos a receita de aperol spritz e algumas outras possibilidades para você experimentar. Agora, corre em nossa loja para comprar os ingredientes dos seus drinks.

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Dirigir sob a influência de álcool configura delito, passível de sanção penal.
Imagens meramente ilustrativas.