A Adega Muf’s trabalha com os mais conceituados revendedores de bebidas em Curitiba. Confira nosso catálogo de produtos e solicite seu orçamento.

Categorias

Campari: Tudo sobre a marca, modo de preparo e os principais drinks!

Campari: Tudo sobre a marca, modo de preparo e os principais drinks!

No artigo de hoje temos um assunto bem interessante para você que adora saber a origem das marcas que aprecia. Ou seja, iremos contar a história da marca Campari de forma que você compreenda a origem e as características que fazem do Campari uma bebida única e de sabor inconfundível.

Se você realmente quer conhecer a história dessa bebida e, além disso, aprender a preparar alguns drinks com Campari. Fique até o final deste artigo! Garanto que você não vai se arrepender.

Origem do Campari

Antes de tudo, Campari tem origem italiana e sua fama mundial vem em decorrência de seu distinto sabor amargo, por sua versatilidade e pela cor vermelha.

Costuma ser servido misturado com água tônica, suco de laranja e diversos outros ingredientes.

Ou seja, é uma bebida extremamente versátil, que nos permite criar uma infinidade de drinks. Há muitos coquetéis criados a partir do Campari, que ficaram conhecidos mundialmente.

Dentre esses coquetéis famosos temos o Americano e o Negroni, que são considerados ícones da coquetelaria mundial e do país de origem (Itália).

Como tudo começou?

Tudo começou quando um jovem chamado Gaspare Campari decidiu viajar para a cidade de Turim, com o objetivo de aprender formas de preparar licores e outras bebidas consideradas finas. 

O jovem Campari conseguiu trabalhar como garçom e bartender, de modo que, conseguia em seu tempo livre, experimentar e testar novas receitas de coquetéis. 

Anos depois (1860) de volta a Milão, o jovem Gaspare inaugurou sua fábrica, a “Fabrica di Campari Gaspare Liquorista”, cuja produção englobava o elixir Lunga-Vita, o Olio di Rhum e o licor Soprafino Rosa. 

Em 1867 graças à parceria que fez com o seu irmão, nosso jovem visionário abriu o Caffé Campari, que ficava na tradicional Galeria Vittorio Emmanuele II, e tinha a sorte de ficar em frente à belíssima catedral de Milão.

É interessante lembrar que naquela época todos os proprietários de bares e restaurantes preparavam seus próprios drinks para servir os seus clientes. Ou seja, seguindo essa mesma linha, Gaspare pretendia criar algo que o fizesse ser reconhecido com o passar dos anos.

Dessa forma surgiu o “Bitter allíuso di Hollanda”, bebida de cor vermelha intensa e com um sabor amargo, servida como aperitivo para os seus clientes como uma forma de cortesia. Campari se referia ao coquetel como “Amargo da Holanda”.

No entanto de holandês o drink não tinha nada, seu nome era apenas uma forma de trazer o charme holandês para a bebida, uma vez que, os drinks da Holanda eram “modinha”.

Mudança de nome e propaganda

A tentativa de relacionar o coquetel com a Holanda foi frustrada pelos próprios clientes de Gaspare, que se referiam ao drink como bitter de Campari. E assim ficou conhecido.

Não muito tempo depois o Campari teve – para ser mais preciso, no dia 7 de janeiro de 1889 – seu primeiro comercial sendo num importante jornal italiano. E não demorou muito para que a bebida estivesse presente na maior parte dos eventos que ocorriam em Milão.

Por que a cor vermelha?

Talvez você esteja se perguntando: “Mas por que a cor vermelha?” Vamos desvendar isso agora! 

Poucas coisas costumam ser por acaso, de igual modo, não foi por acaso que Campari decidiu que seu drink seria dessa cor. O vermelho, batizado pela marca de Red Passion, tem como objetivo refletir um modo de vida e uma forma de pensar.

O vermelho traz consigo a sensualidade da marca Campari e está presente em praticamente toda a comunicação da marca. O objetivo é dizer que onde existe Campari há paixão, desejo e vontade de se expressar. 

Drinks para fazer com Campari

Agora que já conhecemos um pouco da história do Campari, vamos aprender como preparar os principais drinks com essa bebida. Vamos lá!

1 – Negroni

Nosso primeiro drink é o Negroni, um coquetel de classe servido como aperitivo. E o melhor de tudo é que esse elegante drink é muito simples de preparar. Com certeza este é um dos principais drinks feitos com Campari.

Vamos para os ingredientes!

  • 35ml de gin;
  • 30ml de campari;
  • 30ml de vermute tinto;
  • 2 rodelas de laranja;
  • Cubos de gelo a gosto.

Agora o preparo

O primeiro passo para fazer o seu Negroni é colocar uma rodela de laranja num copo americano baixo. Em seguida você precisa adicionar gelo, juntar o gim, o Campari e o vermute tinto.

Por fim, com uma bailarina, misture o líquido de cima para baixo e depois sirva seu drink clássico. Fácil não é mesmo?

2 – Americano

Nosso próximo drink entrou para a história como sendo à base do coquetel negroni. 

Vamos para os ingredientes!

  • 30ml de vermute tinto;
  • 30ml de Campari;
  • Club soda (água com gás) para completar;
  • Rodela de casca de laranja.

Agora o preparo

Por mais clássico que seja não há um pingo de complexidade na preparação desse drink. Basta pegar um copo long drink, adicionar o vermute e o campari. Em seguida, basta colocar bastante gelo e completar com club soda.

Finalize o seu drink com uma rodela e casca de laranja.

Enfim, agora você já conheceu parte da história da marca Campari e ainda conheceu os dois principais drinks, além de aprender a fazê-los. Te convidamos a conhecer a nossa loja. Temos certeza de que vai valer à pena. Corre lá!

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Dirigir sob a influência de álcool configura delito, passível de sanção penal.
Imagens meramente ilustrativas.