
Espumante Casa Valduga Arte Tradicional Brut Rosé 750ml
22 de julho de 2022
Espumante Tenuta Sant’Anna Brut Prosecco 750ml
4 de agosto de 2022O champagne Veuve Clicquot Brut em sua versão de 750 ml é o responsável por refletir o gosto e também o estilo da casa Veuve Clicquot Ponsardin.
Feito à base de destilado fermentado e uvas, conta com uma graduação alcoólica de 12%ABV, sendo um champagne legítimo francês, produzido na região de mesmo nome (“champagne”).
Lembrando que, pelas leis francesas e europeias, a menção do nome “Champagne” nos vinhos espumantes é submetida a uma regulamentação rigorosa, isto é, o termo só pode ser usado para os vinhos produzidos nesta região.
A produção está centrada em torno das cidades de Reims e Épernay, que fica a aproximadamente 165 quilômetros de Paris, capital da França.
Saiba mais sobre o champagne Veuve Clicquot Brut
O champagne conta com um aroma intenso e agradável, que dispõe de notas frutadas e de brioche. Além disso, a sua harmonia, frescor e estrutura fruitadas atingem plenamente o paladar.
A bebida traz laivos de Pinot Meunier, e deve sua estrutura sólida à predominância do Pinot Noir e sua elegância e finura a quase 1/3 de uvas Chardonnay; considerada um equilíbrio perfeito por especialistas.
Outro destaque vai para a mistura, que inclui cerca de cinquenta ‘crus’ classificados na maioria, como “Grand e Premiers Crus”. Entre 25 e 35% de vinhos de reserva lhe asseguram uma qualidade constante.
Veuve Clicquot Ponsardin
A marca é, também, uma casa de champagne de Reims, na França, reconhecida internacionalmente pelo seu distinto rótulo laranja em sua garrafa.
A Veuve Clicquot Ponsardin foi consolidado em 1772, por Philippe Clicquot-Muiron, e a marca desempenhou um importante papel no estabelecimento do champagne como a bebida escolhida pela nobreza e também pela burguesia europeia.
Veuve iniciou há mais de 220 anos, quando Nicole-Barbe Ponsardin, se casou com François Clicquot, filho de Philippe Clicquot-Muiron, em 10 de junho de 1798.
Seu marido morreu em 1805, a deixando viúva e no controle da companhia que já havia sido criada, mas que dividia suas atividades, entre:
- produção de champagne;
- serviços bancários;
- comercialização de lã.
Sob o comando de Madame Clicquot, a campanhia concentrou seu foco inteiramente na produção de champanhe e foi rapidamente distribuída internacionalmente.
Durante as Guerras Napoleônicas, não só exportou o seu champagne, como também foi responsável por a estabelecer nas cortes reais de diversos países, até mesmo no Brasil, onde remessas desta bebida foram enviadas por encomenda ao imperador Pedro II.
Madame Clicquot faleceu em 1866, porém já havia estabelecido bem sua marca de champanhe, além do processo de industrialização da produção de champagne.
Riddling rack
Clicquot inventou o riddling rack (inclinação gradual das garrafas até a vertical), com a ajuda de seu mestre de adega da época, Antoine de Müller.
O riddling rack permitiu o dégorgement (degolação, eliminação) de restos de levedura e também de sedimentos do vinho num processo de purificação da bebida, inovando o setor.
A invenção se tratava de uma mesa de madeira com buracos circulares nela perfurados, fazendo com que a garrafa de vinho pudesse ser presa de ponta-cabeça após centrifugação manual.
Todo dia, um ajudante de mestre de adega cuidadosamente sacudia e girava (remuage) a garrafa para conduzir os restos de levedura e sedimentos acumulados no gargalo e, quando acumulados, a tampa era congelada.
Após a retirada da rolha, os sedimentos eram expulsos naturalmente pela expansão dos gases e então o vinho, já purificado, era novamente lacrado com rolha.
Drinks com o Champagne Veuve Clicquot Brut
Em seguida, confira uma série de drinks que você pode fazer com o Champagne Veuve Clicquot Brut em sua casa:
Rossini
O Rossini é uma variação do Bellini, o famoso drink de Veneza, que costuma ser feito com um espumante prosecco e purê de pêssegos, e criado por Giuseppe Ciprini.
Já o nome do drink é em homenagem à Gioachino Rossini, um famoso compositor italiano do século XIX.
Veja como fazer o drink:
- 1 morango médio
- Champagne Veuve Clicquot Brut
- Açúcar (a gosto)
- Morango (como decoração)
Em um bowl, amasse o morango com um mixer ou outra ferramenta e acrescente um pouco de açúcar (para um drink mais doce). Logo após, na taça em que o Rossini será degustado, misture esse morango com açúcar com champagne.
Mexa com o auxílio de uma colher bailarina para uniformizar a mistura e acrescente um morango no topo da taça como decoração.
Kir Royale
O Kir Royale foi criado por Félix Kir, um padre católico que fazia parte da resistência francesa contra a invasão das tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Kir criou primeiramente um drink com seu sobrenome “Kir”, utilizando vinho branco e licor Lejay Creme de Cassis, uma vez que os nazistas haviam confiscado todos os vinhos tintos da Borgonha.
Logo após, o Kir Royale foi originado, sendo uma versão mais sofisticada do primeiro, onde o vingo branco foi substituído pelo champagne.
- 10 ml de Licor Creme de Cassis
- 90 ml de Champagne Veuve Clicquot Brut
- Frutas vermelhas para decorar (morango, framboesa, etc)
Em uma taça de champagne, acrescente o Licor Creme de Cassis e cubra com o champagne Veuve Clicquot Brut bem gelado.
Decore a taça com frutas vermelhas de sua preferência e sirva em seguida.
Água de Valença com Champagne Veuve Clicquot Brut
O drink é considerado um coquetel clássico com vinho, sendo criado em 1959 na cidade de Valença, na Espanha, quando um grupo da cidade de Bilbao frequentava um bar.
Esse grupo em Valença e pedia uma garrafa de espumante/champagne e a chamava de “água de Bilbão”, se referindo a uma história famosa passada em Bilbão onde um grupo bebeu champagne “como se fosse água” e não foram cobrados, pois “água não se cobra”.
Com o decorrer do tempo, esse grupo desafiou o bartender de Valença a lhes servir uma bebida diferente, nascendo o seguinte drink:
- 200 ml de suco de laranja
- 100 ml de Champagne Veuve Clicquot Brut
- 30 ml de vodka
- 2 laranjas
- 1 limão
- Gelo
Em uma jarra grande, acrescente todos os ingredientes e misture com o auxílio de uma colher bailarina.
Por fim, retire a casca da laranja e decore a jarra. Sirva em seguida.