O Espumante Manz Extra Brut é o único do mundo feito com a uva Jampal, uma uva autóctone portuguesa rara capaz de produzir vinhos de alta qualidade, porém quase extinta.
Produzido pela Manz Wine, é considerado um vinho espumante diferenciado, uma vez que conta com uma produção não só limitada, como também cuidada.
O Manz Extra Brut utiliza o método clássico na elaboração desta bebida com uma bolha fina, que traz notas de fruta e brioche.
Além de uma acidez para o tornar versátil em harmonizações.
Desenvolvido em uma embalagem que traz um conteúdo de 750 ml, o espumante traz um teor alcoólico de 12,5%, produzido pelo enólogo Ricardo Noronha.
Primeiramente a vindima (que engloba o período entre a colheita das uvas e o início da produção do vinho) é em caixas pequenas, em respeito pela integridade das uvas, que são plantadas em um solo argiloso-calcário e em clima atlântico.
Já a prensagem é em prensa pneumática, sendo que do esmagamento delicado é recolhida a porção mais nobre do mosto que, após clarificação estática, é fermentado com controle de temperatura.
Ainda na parte de vinificação, o estágio é de 18 meses, “sur lie”, que sucede a 2ª fermentação em garrafa e não há passagem por barrica.
Um ponto de destaque vai para a sua harmonização, que pode ser feita com aperitivos, acompanhando refeições, além de doces e sobremesas com frutas.
Com uma cor citrina e uma delicada efervescência, o espumante traz uma acidez “firme” que é responsável pela frescura encontrada, trazendo equilíbrio e elegância.
A Manz Wine é uma boutique winery que foca a sua produção em vinhos premium, elaborado quando a família Manz se mudou para Chileiros, uma aldeia do século XII às postas de Lisboa.
Como resultado dessa mudança, a família também descobriu as uvas Jampal, uma uva portuguesa quase em extinção e que conta com um baixo rendimento, sendo pouco utilizada por produtores portugueses.
O proprietário da Manz Wine, André Manz, começou a fazer vinho como um projeto pessoal, porém com o decorrer do tempo não só a demanda aumentou, como também ganhou premiações internacionais.
Atualmente, a Manz Wine tem produção de vinhos na região de Lisboa, Douro e também na Península de Setúbal, e é responsável por exportar para 24 países.
O lema da casa Manz Wine é “não queremos fazer muito vinho, queremos fazer bom vinho!”, onde é deixado claro a qualidade premium de todos seus vinhos.
Entre os vinhos criados, 2 deles já estão eleitos entre os “50 melhores vinhos de Portugal”, além de haver outras premiações internacionais e reconhecimento pelo seu custo-benefício.
Entre as premiações, estão:
Outro destaque vai para a marca, que ainda é o único produtor do mundo a fazer um vinho certificado 100% Jampal.
Em seguida, confira algumas receitas de drinks que você pode fazer com o Espumante Manz Extra Brut em sua casa e aproveitar essa bebida tão única:
O Red Flair é um drinque suave em que as frutas vermelhas e o açúcar trazem um sabor doce na medida certa, que agrada todos os tipos de paladar.
Inicie macerando os morangos e as framboesas com o açúcar, em seguido colocando a mistura no copo em que o drink será servido.
Deite o copo e gire, para que ele fique avermelhado com a mistura feita anteriormente, e então complete com o espumante Manz Extra Brut.
O drink “Festa” foi criado pelo Tai Bar, que leva diversos ingredientes e conta com um fácil modo de preparo.
Preparo em menos de 15 minutos. Confira:
Inicie enchendo uma mão cada de uvas verdes e outra de uvas roxas, então as cortando em rodelas e as colocando em uma jarra grande.
Em seguida, encha novamente a mão com uma quantidade de morangos e corte em rodelas, as colocando na jarra junto as fatias de uva verde e uva roxa.
Encha essa jarra com as frutas com gelo até o topo e adicione o suco de cranberry, até que ele cubra as rodelas de uvas brancas/verdes e as rodelas de morango.
Logo após, preencha com espumante até o topo e jarra, misturando delicadamente com o auxílio de uma colher bailarina até uniformizar a mistura.
Em um copo ou taça, acrescente coloque um pouco de gelo e sirva o coquetel da jarra, fazendo a decoração opcional com um morango.
Sirva em seguida.
O Dirty Morning é outro drink que combina muito bem com o espumante extra brut, considerado um drink doce também na medida ideal, para diversas ocasiões. Que tal experimentar?
Em uma panela, acrescente o açúcar (a gosto), um ramo de manjericão e os dois copos de água, até que a água ferva completamente.
Em seguida, corte as folhas do morango e adicione 4 em um copo, colocando a água com manjericão e macerando até que vire um caldo.
Na taça em que o drink ser desfrutado, acrescente mais 4 morangos, despejando o caldo de morando feito anteriormente e completado com o espumante Manz Extra Brut.
Por fim, decore com o ramo de manjericão. Sirva em seguida.
Aprenda a fazer o clássico “Margarita” com espumante, levando poucos ingredientes e que fica pronto em poucos minutos:
Inicie passando o limão na borda de uma taça e a virando de cabeça para baixo para encostar a borda no sal que estiver depositado em um prato.
Vire novamente a taça para cima e acrescente a tequila e o licor de laranja, para então espremer meio limão sobre a taça, completando com o espumante.
Decore com uma pequena fatia de limão e um ramo de hortelã.
O espumante Tenuta Sant'Anna é um brut prosecco que traz como principal característica seu incrível aroma de frutas brancas e cítricas frescas. A bebida também traz notas de maçã-verde e uma nuance floral, mantendo o frescor frutado em boca, com uma boa cremosidade e elegância. O produtor responsável é Tenuta Sant'Anna, que fez a bebida com uvas 100% Glera, com um teor alcoólico de 11%.