A Adega Muf’s trabalha com os mais conceituados revendedores de bebidas em Curitiba. Confira nosso catálogo de produtos e solicite seu orçamento.

Categorias

Gin Tanqueray – História e Drinks

Gin Tanqueray – História e Drinks

O Gin Tanqueray é uma marca de gin inglesa, produzida pela Diageo e é um dos gins mais premiados e populares do mundo.

Em seguida, confira mais sobre a origem e os drinks que são feitos:

História do Gin Tanqueray

A família Tanqueray, da França, chegou à Inglaterra nos primeiros anos do século XVIII, e a história começa com os filhos dessa família.

Charles e Edward Tanqueray decidiram, ainda novos, se envolver com a produção de gin, que era uma bebida de sucesso no país.

Em 1830, os irmãos criaram a destilaria de Vine Street, na região de Bloomsbury, uma região que era famosa pelas suas fontes de água na capital da Inglaterra.

No entanto, Edward Tanqueray morreu poucos anos depois, deixando Charles no comando da destilaria.

Nessa época, Charles foi um dos primeiros a produzir o London Dry, um estilo mais seco e incisivo do gin, através de um processo de destilação diferente do convencional.

O Old Tom, contava com adição de açúcares, a fim de mascarar as imperfeições do álcool-base, usado na elaboração do gin.

Charles Waugh, com apenas 20 anos assumiu a direção da Charles Tanqueray & Co devido ao falecimento de seu pai em 1865, iniciando a exportação de Tanqueray para colônias britânicas.

Em 1898, ele arquitetou a fusão da Charles Tanqueray & Co com a Alexander Gordon & Co, a produtora do gin Gordon’s.

União das empresas

A união das empresas resultou na maior casa especializada em gin da época, e toda a produção de Tanqueray foi transferida para Goswell Road, endereço da Gordon’s.

Posteriormente, o rótulo ganhou força do outro lado do Atlântico devido a Lei Seca, que proibia o consumo de bebidas alcóolicas.

Com uma grande busca de London Dry Gin, há relatos que caixotes de madeira cheios de Tanqueray boiavam na costa americana, para que comerciantes revendessem a bebida em bares clandestinos.

Naquela época, os Estados Unidos foi o maior mercado consumidor do rótulo em todo mundo, e marcou até mesmo a história: o primeiro drink consumido na Casa Branca, a fim de celebrar o fim da Lei Seca, foi um T&T: Tanqueray e Tônica.

Segunda Guerra Mundial

As instalações da Tanqueray foram praticamente destruídas em Londres devido aos bombardeiros que ocorreram na época, pelas tropas alemãs.

Em 1941, apenas um dos alambiques de destilação, o chamado ‘Old Tom’, sobreviveu aos ataques, e anos mais tarde voltou a funcionar (e funciona até hoje).

Ascensão do Gin Tanqueray

Durante a década de 1960, o Gin Tanqueray teve sua ascensão, devido a diversos artistas nos Estados Unidos.

O “Rat Pack” era um grupo que contava com diversos artistas, como Frank Sinatra, Sammy Davies Jr. e Bob Hope e todos bebiam martinis feitos com o Gin Tanqueray.

Foi uma publicidade gratuita que marcou a ascensão do gin comprovada: de acordo com a arquivista-sênior da Diageo, Joanne McKerchar, em 1964 o volume das vendas de Tanqueray dobrou nos EUA!

Em 1964, John Tanqueray assumiu a empresa e era o tataraneto de Charles, promovendo novamente o rótulo de seus antepassados até 1989.

Quando se aposentou, houve o fim do envolvimento direto da família Tanqueray na companhia.

A fórmula ainda do gin Tanqueray é secreta, mas os sabores e aromas do gin seguem 4 ingredientes principais, sendo eles:

  • zimbro;
  • coentro;
  • raiz de angélica;
  • alcaçuz.

Em seguida, confira alguns drinks para fazer com esse fantástico gin:

Drinks com o Gin Tanqueray

Existem diversas bebidas que levam gin em sua composição e trazem diversos sabores aos amantes da bebida:

T&T Sevilla

Essa versão do T&T é ideal para se refrescar e é feita rapidamente, com poucos ingredientes:

Para realizar o preparo, basta encher uma taça copa com gelo e adicionar o gin, seguido da água tônica.

Por fim, a decoração com uma fatia de laranja e uma canela em pau é opcional, mexendo suavemente para misturar os sabores.

Negroni

Outra opção simples de ser feita é o Negroni, que leva os seguintes ingredientes:

  • 50 ml de Tanqueray London Dry
  • 50 ml de Bitter
  • 50ml de Vermute Rosé doce
  • Gelo

Para preparar, acrescente o gelo no copo e uma parte de cada um dos três ingredientes, mexendo suavemente com a bailarina para misturar.

O clássico Negroni é servido em um copo old fashioned com duas ou três pedras de gelo e não precisa nenhuma decoração. Aproveite!

Park Avenue

O Park Avenue conta com mais ingredientes e traz ainda mais sabor ao drink, confira:

  • 50 ml Tanqueray Gin
  • 10 ml vermouth seco Noilly Prat
  • 1 cubo de abacaxi fresco
  • 10 ml Grand Marnier
  • 10 ml limão
  • 5 ml xarope orgeat
  • 5 ml lances Pernod

Então, parece muitos ingredientes? Mas o preparo é simples: bata todos ingredientes na coqueteleira e sirva em uma taça coupette.

Para decorar (opcional), basta uma fatia de abacaxi desidratado e um twist de limão taiti.

Gin Tanqueray: onde comprar?

Comprar um gin Tanqueray de procedência e original é na Adega Mufs, que conta com diversas opções da marca para realizar os seus drinks da melhor forma!

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Dirigir sob a influência de álcool configura delito, passível de sanção penal.
Imagens meramente ilustrativas.