
Chivas Regal 15 anos
18 de janeiro de 2022
Jim Beam Rye
24 de janeiro de 2022Primeiramente o gin Tanqueray Ten (número 10, em inglês), é a versão de 750 ml à base de álcool neutro, ervas, raízes e especiarias importado da Inglaterra.
A bebida é considerada uma “edição especial”, uma vez que foi feita com um lote de botânicos especialmente escolhidos para esta edição.
Com uma graduação alcoólica de 47,3%ABV, se trata de uma opção de gin super premium que foi apelidada de “tiny ten”, em homenagem ao pequeno alambique de mesmo nome, utilizado em sua produção.
História do gin Tanqueray Ten
A princípio a bebida foi lançada em 2000, destacando-se devido ao seu processo de destilação realizado cinco vezes, a partir de:
- grãos neutros;
- zimbro;
- frutas frescas;
- botânicos selecionados.
Sua principal diferença para o Tanqueray clássico está em sua composição de botânicos selecionados, pois há a adição de laranja e limão inteiros em sua receita.
Lembrando que um dos destaques da marca Tanqueray está em utilizar frutas frescas na destilação, e não frutas secas (comum em outros gins).
O gin resultou em uma bebida com acentuado sabor e aroma cítrico da laranja e do limão dominando, sendo que na boca, a essência do cítrico e do zimbro é evidenciada devido as notas suaves de camomila.
Já nos aromas, ao fundo, é possível notar as pimentas pretas e ervas que foram selecionadas nessa bebida super-premium.
História da marca
Em outras palavras a marca Tanqueray é uma das mais antigas do mundo, e sua história se iniciou nos primeiros anos do século XVIII.
A família Tanqueray, da França, chegou à Inglaterra no início do século XVII e os filhos da família, Charles e Edward Tanqueray, decidiram se envolver com a produção de gin.
Na época, a bebida era um sucesso no país, e por isso a destilaria de Vine Street, a região de Bloomsbury foi criada em 1830.
Edward Tanqueray morreu poucos anos depois, deixando Charles no comando da destilaria, que estava produzindo um dos primeiros London Dry (estilo mais seco e incisivo do gin, por meio de um processo de destilação diferente do convencional).
Em 1865, Charles Tanqueray faleceu e seu filho, com apenas 20 anos assumiu a direção da Charles Tanqueray & Co, sendo o principal responsável por iniciar a exportação de Tanqueray para colônias britânicas.
Após alguns anos, em 1898, ele arquitetou a fusão da Charles Tanqueray & Co com a Alexander Gordon & Co (produtora do gin Gordon’s), se tornando a maior casa especializada em gin da época.
A empresa sofreu com a Segunda Guerra Mundial, onde apenas o alambique chamado “Old Tom” sobreviveu aos ataques que ocorriam em Londres, devido aos bombardeios pelas tropas alemãs.
Durante a década de 1960, houve a ascensão do gin, devido ao “rat pack”, um grupo que contava com diversos artistas, como:
- Frank Sinatra;
- Dean Martin;
- Sammy Davis Jr.;
- Peter Lawford;
- Joey Bishop;
- Shirley MacLaine;
- Lauren Bacall;
- Judy Garland.
Todos artistas bebiam martinis feitos com o Tanqueray, promovendo uma publicidade gratuita do produto, que chegou a dobrar o volume de vendas nos Estados Unidos.
Em 1964, John Tanqueray assumiu a empresa e ainda promovia o rótulo de seus antepassados até 1989, quando se aposentou e houve o fim do envolvimento direto da família Tanqueray na companhia.
Drinks com o gin Tanqueray Ten
Em primeiro lugar o Gin Tanqueray Ten é perfeito para a criação de drinks icônicos, prova de alta qualidade de seus ingredientes e de seu processo de produção.
T10 Breakfest
O T10 Breakfest é uma ótima opção para quem gosta de drinks cítricos, especialmente em climas quentes como esse verão de 2022:
- 40 ml de Tanqueray N° Ten
- 15 ml de triple sec
- 2 colheres de bar de geleia de laranja
- 15ml de limão siciliano
- Gelo
- Casca de laranja bahia
Em uma coqueteleira já com gelo, acrescente o gin, o triple sec, a geleia de laranja e o limão siciliano, agitando durante alguns segundos.
Coe em uma taça martini, de preferência, e finalize adicionando a casca de laranja Bahia. Sirva em seguida.
Gim-tônica com o gin Tanqueray Ten
A gim-tônica é uma clássica opção que leva poucos ingredientes e conta com um rápido modo de preparo. Que tal experimentar?
- 50 ml de Tanqueray Ten
- 1 água tônica
- 3 bagas de zimbro
- 1 zest de limão
- 5 pimentas rosa
- Gelo
Em um copo de pé alto já com gelo, mexa durante alguns segundos com o auxílio de uma colher bailarina a fim de resfriar o copo e retire o excesso de água.
Em seguida, acrescente as bagas de zimbro e adicione a pimenta rosa e, com o zest de limão, perfume o interior e a borda do copo.
Por fim, derrame o gin e finalize com a água tônica, utilizando a colher bailarina em espiral para incorporar melhor a água tônica.
T10 Citrus Heart
A princípio o T10 Citrus Heart é ideal para quem adora grapefruit, sendo uma opção simples de ser feita, pronta em menos de 3 minutos!
- 40 ml de Tanqueray Ten
- 20 ml de grapefruit
- 15 ml de xarope de açúcar
- 10 ml de limão siciliano
- Gelo
Em uma coqueteleira já com o gelo, adicione o Tanqueray Ten, a grapefruit, o xarope de açúcar e o limão siciliano.
Nesse sentido agite durante aproximadamente 10 segundos e coe a mistura para uma taça de martini. Para a decoração, utilize uma casca de grapefruit.
Grapefruit Collins
- 30 ml de Tanqueray Ten
- 30 ml de suco de grapefruit
- 15 ml de Vermute
- 15 ml de xarope de açúcar
- Club Soda
- Gelo
Em seguida em um copo longo já com gelo, acrescente o gin, o suco de grapefruit, o vermute e o xarope de açúcar. Complete o restante com o club soda de sua preferência.
Com o auxílio de uma colher bailarina, mexa todos os ingredientes e sirva em seguida.
Grapefruit martini
Uma outra opção com grapefruit é fazer um martini, também sendo uma ótima opção para se refrescar em dias quentes:
- 40 ml de Tanqueray Ten
- 20 ml de suco de grapefruit fresco
- 10 ml de suco de limão siciliano
- 15 ml de xarope de açúcar
- Gelo
Em uma coqueteleira com gelo, acrescente o gin, o suco de grapefruit fresco, suco de limão e o xarope de açúcar.
Agite durante alguns segundos e coe a mistura para um copo de martini, torcendo a casca de grapefruit por cima (a fim de aromatizar o drink).
Por fim, deixe a casca sobre o gelo. Sirva em seguida.