O Jameson Caskmates IPA é um whiskey irlandês envelhecidos em antigos barris de cerveja lançado pela destilaria da Irlanda.
Os barris foram utilizados para maturação de cervejas IPA (Indian Pale Ale), da Franciscan Well Brewery, em Cork, também na Irlanda.
Essa versão tem um toque de lúpulo, e traz uma graduação alcoólica de 40%, em sua versão lançada de 750ml.
A colaboração da Jameson Caskmates IPA e Franciscan Well Brewery nasceu em 2013, quando Brian Nation, mestre destilador da Jameson, emprestou alguns barris de Jameson a cervejaria.
O intuito era descobrir se teria algum impacto na fabricação de cerveja, e houve em um processo, que resultou na criação da cerveja IPA, da Eight Degrees Brewing.
Posteriormente, esses barris que tinha armazenado a cerveja foram restituídos, e novamente foram cheios com Jameson, onde foi verificada que a essência suave de Jameson harmonizava com a cerveja.
O mestre destilador da Jameson criou um whiskey ideal para a acompanhar, que foi o Jameson Caskmates Stout Edition, a primeira parceria desse tipo da marca.
O whiskey irlandês descansou em barricas de IPA e é triplamente destilado, a fim de apresentar uma suavidade, mas trazendo notas de lúpulos, cítricas e florais.
O processo de produção funciona como: a cervejaria envelhece sua cerveja em antigos barris de whiskey que são reutilizado para maturar o Jameson.
Após utilizar os mesmos barris, é reenviado para ser utilizados no envelhecimento do whiskey, onde alguns traços da cerveja é repassado para a bebida.
São descansado em cascos de carvalho durante, pelo menos, 4 anos.
No aroma, o whiskey traz notas florais, cítricas e de lúpulo, com alguns outros traços mais sutis, como o de frutos do pomar, complementadas por um gosto de frutos secos e aparas de madeira.
Já no sabor, é possível sentir as notas de lúpulo e cítricas ligeiras, com ervas doces e também toques delicados de especiarias picantes.
Já o gosto final é dos grãos de cevada e uma finalização suave característica.
A Jameson iniciou em 1780, quando foi adquirido uma pequena destilaria de Bow Street, onde começou a produzir whiskies, seguindo o método irlandês de destilação.
John se preocupava em produzir uma bebida de qualidade superior, por isso adquiriu os melhores equipamentos da época, também buscava utilizar ingredientes selecionados e uma única fonte de água, do Rio Liffey.
Pessoalmente ele escolhia os barris de carvalho e a cevada, sem se importar com o seu custo, tudo a fim de lançar o melhor whiskey.
O whiskey Jameson é feito tripla destilação, o que era incomum na época, em comparação aos whiskies escoceses.
Ao decorrer dos anos, Jameson enfrentou diversos conflitos, como movimentos antialcoolismo.
A Guerra da Independência da Irlanda, a Guerra subsequente com o Grã Bretanha e também a Lei Seca dos Estados Unidos.
No entanto, a marca seguiu adiante, e os descendentes de John continuaram na marca até se unirem à Cork Distillers e a John Powers, fundando o Irish Distillers Group.
Na época, a New Midleton Distillery produzia a maior parte dos whiskies do país, mas hoje está aberta somente para servir como museu, bar e restaurante.
Dentro do Museu, há visitas guiadas sobre a história da marca com degustação, onde é contada a história da Jameson também, uma das marcas mais antigas registradas.
Atualmente, a marca pertence a Pernod Ricard, que comprou o Irish Distillers em 1988.
E é a responsável por organizar o St. Patrick’s Day, batizada de Jameson Global Party.
A marca recomenda o whiskey ser servido puro, com gelo ou então harmonizado com uma cerveja. Porém também pode ser uma ótima opção para alguns drinks.
Em seguida, confira algumas opções que você pode fazer em sua casa:
Diversos drinks foram “reinventados” ao utilizar o Jameson Caskmates IPA irlândes.
Como é o caso do Tea & Lime da marca.
Foi ensinado pela embaixatriz da marca, a irlandesa Julianne Lyne. Que tal experimentar essa nova versão?
Em um copo cheio com gelo, adicione a dose de Jameson Caskmates IPA.
Em seguida, pegue uma fatia grande de limão esprema no copo.
Logo após, deixe o limão dentro do copo e complete o restante com um chá de pêssego.
Para finalizar mexa os ingredientes com o auxílio de uma colher bailarina. Sirva em seguida.
Esse foi um drink criado para quem deseja experimentar essa nova versão de whiskey.
Veja seus ingredientes e modo de preparo:
Em um copo, adicione o Jameson Caskmates IPA e a água tônica.
Em seguida, acrescente os 2 pedaços de casca de laranja, e misture com o auxílio de uma colher bailarina.
Por fim, para o acompanhamento do drink, fatie e sirva 1/4 de limão.
O Jameson & Beer Back não é considerado um “drink”, porém a combinação das duas bebidas.
É a forma mais recomendada de consumir o Jameson Caskmates IPA pela própria marca:
Sirva em dois copos distintos as bebidas, sendo que em um copo haverá a dose desejada do whisky, e em outro, a cerveja de sua preferência.
Agora, basta tomar um gole de whisky com um gole de cerveja.
O Espumante Mural Reserva Bruto é uma bebida portuguesa com perlage fina, sendo elaborado pelo método tradicional (champenoise), com a segunda fermentação ocorrendo na garrafa. O Mural Reserva Bruto é produzido pelo Quinta do Portal, utilizando as uvas: • Baga; • Bical; • Maria Gomes. Como resultado, o espumante português traz uma coloração amarela clara chamativa, além do aroma de brioche, frutas cítricas maduras e um toque floral.
O Champagne Dom Pérignon em sua versão Brut Luminous é um espumante a base de destilado de fermentado e uvas, que conta com uma graduação alcoólica de 12,5%ABV em sua versão de 750 ml. A marca francesa, Dom Pérignon, é produzida atualmente pela Maison Moët & Chandon na prestigiada região de Champagne, localizado no nordeste da França. O nome da marca é em alusão ao monge beneditino Pierre Pérignon, que foi o responsável reconhecido por desenvolver técnicas e procedimentos que são utilizados até hoje na indústria de espumantes e vinhos. Em seguida, saiba mais sobre a história da marca de champagne Dom Pérignon:
Cîroc Vodka é uma marca de vodca de luxo à base de uvas nobres da região Carântono-Marítimo, na França. Certamente o fato de ser feita de uva e, sobretudo, na França, já confere à Cîroc Vodka uma elegância, complementada aliás por sua garrafa, que lembra os frascos criados por perfumistas. A Diageo, fabricante multinacional de bebidas alcoólicas com sede no Reino Unido, produz e distribui a Cîroc para vários países. Aprecie Cîroc Vodka, com toda a certeza uma presença constante nos ambientes mais badalados e descolados do mundo.