Hoje nossa protagonista é a receita de mojito, um drinque de origem cubana, conhecido em todo o mundo. A versão original desta bebida combina rum branco, suco de limão e hortelã. O resultado é um drink super refrescante.
Neste artigo contaremos um pouco da história deste drink e também iremos te ensinar o passo-a-passo de como preparar a receita clássica do mojito. E além disso, também iremos te apresentar as demais possibilidades de combinações, que originam muitas outras receitas de mojito.
Ficou interessado em saber mais da história desse drink que conta com mais de 100 anos? E quer aprender a fazer vários drinks de mojito? Então fique até o final deste artigo, para aprender hoje mesmo a preparar o seu drink.
Tudo começou com um remédio que tinha em sua base a hortelã, pois ela ajudava na luta contra males respiratórios e estomacais. Anos depois este remédio se tornou uma ótima opção refrescante para ajudar as pessoas a lidar com o calor de Cuba.
Contudo, o que tornou o Mojito um coquetel atraente, não só pela aparência, foram as histórias reais e fictícias contadas por um autor que o fez ficar famoso.
As folhas de hortelã com açúcar e um componente alcoólico (possivelmente aguardente na época) nos leva ao século XVI, um contexto de grandes navegações, doenças e remédios feitos em casa.
Um navegante chamado Francis Drake, que se preocupava muito com sua tripulação, criou uma mistura, a fim de ajudar seus tripulantes a suportarem as longas viagens, pouco tempo depois, o remédio já era conhecido por seu sobrenome.
Assim como aconteceu com muitos remédios caseiros, a mistura de Francis Drake caiu no gosto da população e logo depois da criação da empresa Bacardi no século XIX estava criado o Mojito. A única mudança feita na bebida foi a substituição da aguardente.
Além disso, há também uma outra versão da criação da receita de mojito, alguns afirmam que foi criada por escravos que trabalhavam em lavouras de cana de açúcar. Entretanto existe a possibilidade de ambas as histórias terem sido criadas.
Sim, tudo ficção! É possível que o autor americano Ernest Hemingway, que adorava o coquetel Mojito tenha criado todas as histórias espalhadas acerca do mojito. De qualquer forma uma coisa é certa.
O mojito nasceu como um remédio e passou a ser um dos coquetéis mais famosos do mundo, estrelando ao lado de atores super famosos que foram atrás da mistura de hortelã, gelo, açúcar, limão e rum, a fim de se refrescarem do calor de Cuba.
Agora que você já conheceu um pouca dessa história cheia de possibilidades. Vamos agora aprender a fazer a receita de mojito clássica, assim como as demais possibilidades de preparar esse refrescante coquetel.
A receita de mojito clássica, leva apenas rum, água com gás, hortelã e suco de limão. É uma ótima opção para os dias quentes, além de ser muito fácil de preparar.
Ingredientes
Preparo
Corte o limão em rodelas, em seguida coloque os ramos de hortelã dentro do copo, acrescente duas colheres de açúcar e o suco de limão. Agora amasse os ingredientes que você acabou de colocar no copo.
Agora coloque os 100 ml de rum no copo, misture um pouco e em seguida, num outro copo com bastante gelo, coloque metade da bebida. Complete o copo com água com gás e para finalizar, coloque as rodelas de limão que você cortou no início.
Nesta receita de mojito, iremos trocar a água com gás pelo refrigerante de limão. Desta forma teremos os seguintes ingredientes.
Ingredientes
Preparo
O preparo deste drink é praticamente igual ao da bebida clássica, a única diferença é que você vai usar refrigerante de limão ao invés de água com gás. O restante do preparo é exatamente como na receita anterior.
Nossa próxima receita de mojito conta com o delicioso sabor do morango. Neste drink te indicamos o rum Mount Gay, no entanto, fique à vontade para usar o rum que você tiver em casa.
Ingredientes
Preparo
Antes de tudo, a primeira coisa que você precisa fazer é cortar cada um dos dois limões e espremer o suco deles numa jarra de vidro. Guarde o que restar dos limões. Em seguida corte 10 morangos em pedaços grandes e coloque tudo na jarra. Coloque 10 folhas de hortelã e 8 colheres de açúcar, aguarda apenas 5 minutos.
Logo após com uma colher de madeira, amasse bastante os ingredientes que estão na jarra. Acrescente agora os pedaços de limão e 300 ml de rum.
Por fim acrescente 800 ml de club soda ou água com gás e mexa.
Nosso próximo receita de mojito é tão deliciosa quanto a anterior, só que agora contamos com o sabor do pêssego.
Ingredientes
Preparo
Em primeiro lugar descasque e corte o pêssego em fatias, acrescente os pedaços de pêssego, 6 folhas de hortelã, suco de limão e uma colher de açúcar em um copo grande e misture.
Agora coloque 45 ml de rum, gelo e misture outra vez. Por fim, para terminar a receita de mojito, coloque os 200 ml de água com gás e misture pela última vez. Pronto! Terminamos.
Enfim, agora que você já sabe um pouco da história da receita de mojito e aprendeu a preparar a receita tradicional, além de receitas ainda mais deliciosas. Venha conhecer nossa loja!
O Espumante Mural Reserva Bruto é uma bebida portuguesa com perlage fina, sendo elaborado pelo método tradicional (champenoise), com a segunda fermentação ocorrendo na garrafa. O Mural Reserva Bruto é produzido pelo Quinta do Portal, utilizando as uvas: • Baga; • Bical; • Maria Gomes. Como resultado, o espumante português traz uma coloração amarela clara chamativa, além do aroma de brioche, frutas cítricas maduras e um toque floral.
O Champagne Dom Pérignon em sua versão Brut Luminous é um espumante a base de destilado de fermentado e uvas, que conta com uma graduação alcoólica de 12,5%ABV em sua versão de 750 ml. A marca francesa, Dom Pérignon, é produzida atualmente pela Maison Moët & Chandon na prestigiada região de Champagne, localizado no nordeste da França. O nome da marca é em alusão ao monge beneditino Pierre Pérignon, que foi o responsável reconhecido por desenvolver técnicas e procedimentos que são utilizados até hoje na indústria de espumantes e vinhos. Em seguida, saiba mais sobre a história da marca de champagne Dom Pérignon: