A Adega Muf’s trabalha com os mais conceituados revendedores de bebidas em Curitiba. Confira nosso catálogo de produtos e solicite seu orçamento.

Categorias

Moscow Mule – Origem, Preparo, Drinks

Moscow Mule – Origem, Preparo, Drinks

Moscow Mule (ou vodka buck) é um dos drinks mais famosos do mundo, contando com uma origem curiosa e um fácil preparo.

O drink une vodka, cerveja sabor de gengibre picante e também suco de limão, sendo conhecido como “drinque da canequinha”.

Em seguida, confira tudo o que você precisa saber sobre o Moscow Mule!

Origem do Moscow Mule

A história conta com diferentes versões, porém a mais contada se inicia com três empreendedores que estavam com dificuldade em suas vendas no final dos anos 30.

O primeiro era John G. Martin, que no ano de 1939 adquiriu os direitos da vodka Smirnoff por 14 mil dólares, com objetivo de fabricá-la em uma distribuidora de Connecticut, nos Estados Unidos.

No entanto, era a época em que nenhum norte-americano gostaria de beber uma bebida vinda da Rússia, devido as guerras e ao clima de Guerra Fria.

Enquanto isso, em 1941, Martin visitou um bar famoso de Los Angeles que pertencia a seu amigo, Jack Morgan, chamado Cock’n Bull.

Morgan também estava com problemas para vender sua cerveja de gengibre (conhecida como Ginger Beer), e foi quando recebeu a visita de seu amigo que decidiram misturar a vodka com a cerveja, a fim de criar um coquetel.

A última personagem da história é a russa Sophie Berezinski, herdeira de uma fábrica de cobre e que criou a famosa caneca com a gravura de uma mula, surgindo assim seu nome (Moscow Mule, Mula de Moscou).

Sophie teria ido aos Estados Unidos, terra de oportunidades, com 2.000 canecas de cobre e encontrou Morgan e Martin no Cock n’ Bull.

Em outras versões contadas, a namorada de Morgan que havia herdado a fábrica de cobre e decidido se juntar ao negócio. Entretanto, independentemente da versão contada, a importância da caneca de cobre está em manter a bebida gelada, uma vez que o drink é marcado por sua refrescância.

A ascensão da bebida

Após a criação da bebida, diversos bares de Los Angeles aderiram ao drink, mas somente em 1947 que uma grande estratégia de marketing foi criada.

A câmera fotográfica Polaroid foi lançada em 1947, razão pela qual o drink é tão conhecido hoje: Martin comprou uma câmera e ia em diversos bares em todo sudoeste dos Estados Unidos para ensinar a receita.

Logo após ensinar, o norte-americano tirava uma foto do bartender segurando uma garrafa da vodka Smirnoff em uma mão, e na outra uma caneca com o Moscow Mule.

A grande estratégia de marketing era utilizar o material para convencer outros restaurantes a adicionar o drink ao cardápio, ao saber do sucesso da novidade.

Posteriormente, o drink Moscow Mule não estava só em todo território norte-americano, como também em outros países.

Outras versões sobre a origem

Apesar da origem acima ser a mais famosa, ainda existem outras versões, confira mais duas:

A bebida teria sido criada no Chatham Hotel, em Manhattan, e na ocasião, seria o lançamento da cerveja de gengibre picante, também na década de 1940.

Já em outra versão similar, a bebida foi criada no mesmo local e época, porém um dos bartenders teve que limpar o estoque de vodka e cerveja de gengibre, criando o drink.

Adaptação brasileira do Moscow Mule

Uma adaptação brasileira foi criada pelo bartender Marcelo Serrano, que por não encontrar a cerveja de gengibre, resolveu a substituir pela espuma de gengibre em sua finalização.

Preparo do Moscow Mule

O preparo do Moscow Mule original leva os seguintes ingredientes:

  • 60 ml de vodka
  • 180 ml de cerveja de gengibre
  • 15 ml de suco de limão
  • Gelo

Para realizar o drink, coloque o gelo na caneca de cobre e tire o excesso de água criado pelo gelo, para então adicionar a vodka.

Logo após, introduza o suco de limão natural na caneca de cobre, o equivalente a aproximadamente meio limão.

Por fim, inclua a cerveja de gengibre e misture com a bailarina levemente para finalizar a preparação da bebida Moscow Mule.

Caso deseje decorar, é preciso cortar uma rodela do limão e colocar na beira da caneca e está pronto!

No entanto, ainda existem algumas variações criadas, como você poderá conferir nos drinks a seguir:

Drinks com o Moscow Mule

Em seguida, confira uma série de drinks criados com os ingredientes do Moscow Mule:

Drink feito com gengibre ao invés da cerveja

Se você não achou a cerveja de gengibre, existe uma versão feita em casa com gengibre ralado. Confira os ingredientes:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de água
  • canela em pau
  • 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
  • 1 dose de vodka
  • 1/2 limão
  • água com gás

Para preparar, será preciso colocar a xícara de água, açúcar, suco de limão, canela e o gengibre ralado em uma panela e levar ao fogo.

O fogo deve ser baixo, e a mistura deverá cozinhar até adquirir uma consistência de xarope, para então ser coada e transferida para uma garrafa de vidro com tampa.

Logo após, leve à geladeira até gelar e finalize colocando em uma caneca 100 ml de xarope de gengibre com 1 dose de 50 ml de vodca e gelo à vontade.

Moscow Mule brasileiro

Em seguida, confira os ingredientes dessa receita adaptada, que leva alguns ingredientes diferentes da original:

Para preparar, encha a coqueteleira com gelo e coloque os ingredientes, com exceção da espuma de gengibre, e agite bastante.

Logo após agitar bastante a coqueteleira, coe o drink para a caneca de cobre e finalize com a espuma de gengibre.

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Dirigir sob a influência de álcool configura delito, passível de sanção penal.
Imagens meramente ilustrativas.