A Adega Muf’s trabalha com os mais conceituados revendedores de bebidas em Curitiba. Confira nosso catálogo de produtos e solicite seu orçamento.

Categorias

Rum: Tudo sobre a história da bebida e as principais marcas!

Rum: Tudo sobre a história da bebida e as principais marcas!

No artigo de hoje falaremos sobre a história do rum, modo de consumo e drinks para você fazer em casa. E assim como nos artigos anteriores, iremos dar ótimas indicações de marcas para você escolher. 

Você ama conhecer um pouco mais das histórias por trás de bebidas que consome? Então este artigo realmente foi feito para você. Só pedimos uma coisa… Fique até o final deste post, mas não perder nenhum detalhe.

Vamos começar pela história!

História do Rum

Nosso amigo rum não é nenhum garotão. Essa bebida é bastante conhecida devido aos filmes de piratas, que sempre retratam o rum como a bebida predileta dos grandes capitães. Quem nunca viu o filme Piratas do Caribe? Se você ainda não viu, super recomendo!

Apesar de ser uma bebida antiga, o rum ganhou certa popularidade em um passado não muito distante. Em vários bares, beber o destilado já se tornou um hábito, sendo assim chegando gerar rumores de que substituirá o whisky.

Burlock, um dos bares mais famosos de Londres, vende cerca de 200 tipos de rum.

Enquanto do outro lado do Oceano, o Smuggler’s Cove, de São Francisco, aumenta a variedade para 500 rótulos e mais de 80 possibilidades de cocktails. Muita coisa, não é mesmo?

Origem do Rum

A história do rum não nos diz exatamente quem ou o ano em que fora criado, no entanto, uma das possibilidades em torno da origem deste destilado, indica que esta bebida teria surgido a partir da cachaça, durante o período dos descobrimentos. 

Alguns afirmam que a cachaça brasileira é uma espécie de rum produzido a partir do sumo extraído da cana-de-açúcar. Embora, a legislação brasileira não aceita tal afirmação, deixando claro que as duas bebidas são diferentes

O rum é uma bebida produzida através do melaço ou da mistura dos destilados de caldo de cana-de-açúcar e de melaço. Ou seja, o melaço que é um subproduto do processo de produção do açúcar, será à base do rum, diferentemente da cachaça que é feita com o suco fresco que chamamos de garapa.

Modo de consumo

Uma das formas mais clássicas de consumir rum é colocando limão, hábito este que vem do tempo dos Descobrimentos, sendo uma forma de evitar escorbuto nas tripulações.

No entanto, assim como outras bebidas – como, por exemplo, a tequila – com o tempo deixou de ser uma medida de prevenção contra doenças, para se tornar um hábito prazeroso.

Drinks com rum para você fazer em casa

Agora que você já conhece um pouco sobre a história do rum, vamos para a parte mais gostosa deste artigo, vamos aprender a fazer alguns drinks deliciosos e tomar um porre seguro durante esta pandemia.

Mojito

Ingredientes

  • 60 ml de Rum;
  • 20 ml de suco de limão tahiti;
  • 20 ml de água com gás;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 12 folhas de hortelã.

Modo de preparo

Primeiro coloque gelo em um copo, depois junte o rum, o limão e o açúcar e misture. Em seguida coloque as folhas de hortelã e a água com gás. 

Blue Hawaiian

Ingredientes

  • 40 ml de rum branco;
  • 20 ml de licor de curaçau azul;
  • 2 colheres de sopa de suco de abacaxi;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

Basta misturar todos os ingredientes juntos em uma coqueteleira. Coloque em um copo de vidro e por fim, decore com uma fatia de abacaxi fresco.

Mai tai

Ingredientes

  • 60 ml de Rum;
  • 30 ml de suco de limão tahiti;
  • 15 ml de licor de laranja;
  • 15 ml de xarope de amêndoa.

Modo de preparo

Assim como o Mojito, este drink é bem simples de preparar. Basta colocar os ingredientes em uma coqueteleira e mexer bastante. Coloque em um copo com gelo e pronto.

Indicações de Marcas

Enfim, assim como foi prometido no início deste artigo, você irá sair daqui sabendo um pouco da história, conhecendo alguns drinks deliciosos e ainda com nossas indicações de rum. Agora conheça nossa loja e compre o seu!


Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Dirigir sob a influência de álcool configura delito, passível de sanção penal.
Imagens meramente ilustrativas.