A Adega Muf’s trabalha com os mais conceituados revendedores de bebidas em Curitiba. Confira nosso catálogo de produtos e solicite seu orçamento.

Categorias

Tequila: História da bebida e alguns drinks para preparar em casa!

Tequila: História da bebida e alguns drinks para preparar em casa!

Hoje iremos falar sobre a história da tequila, modo de consumo, drinks e as melhores marcas para você escolher. Essa bebida mexicana tem bastante história para nos contar, e se você for um apreciador que preza por conhecer mais da sua bebida preferida…

Então, fique até o final deste artigo para conhecer mais sobre a história da bebida. Não pare no meio do caminho, fique até o final, pois vai valer muito apena. Sem mais delongas vamos para a história.

História da Tequila

A tequila é uma aguardente vinda do México, bebida essa que conquistou os bares ao redor do mundo todo. Há vários métodos de produção que tem como resultado uma bebida forte e muito marcante. 

A tequila é tão forte, que poucos shots são capazes de deixar uma pessoa totalmente fora de si, logo se você curte ficar bem louco, essa é uma ótima opção.

A grande pergunta é: “Como surgiu uma bebida tão forte assim?” Sua origem vem de uma planta chamada Agave-Azul, ou Agave Tequilana. Há diversas lendas que os povos astecas contavam sobre o surgimento da planta e da bebida. E neste artigo iremos ver um pouco sobre essa origem.

Agave-Azul

Como falamos inicialmente, a história da tequila tem relação direta com a planta Agave-Azul, uma vez que a bebida foi criada a partir dela. Talvez você esteja pensando agora: “Vou plantar Agave-Azul e vou ter tequila em casa de graça!” Sabe de nada inocente!

Essa planta não nasce em qualquer solo, ela precisa de clima e solo bastante árido, por esse motivo, o terreno próximo a um vulcão na região da cidade de Tequila, no México, é ideal para o crescimento da Agave

Enfim, se tiver um vulcão perto da sua casa, manda ver!

Ainda falando sobre a Agave-Azul, é preciso falar que na história da tequila, essa planta nem sempre foi utilizada para produzir a bebida. Antes era usada para produzir alfinetes, pregos, agulha, cordas e até materiais de construção de telhados.

Lendas que cercam a tequila

Na história da tequila existem diversas lendas sobre a sua origem, no entanto, não existem informações claras quanto a sua origem, ou quem a inventou ou produziu a primeira tequila. A lenda mais popular fala sobre uma deusa da fertilidade asteca, que tinha como filhos 400 coelhos divinos.

Um de seus filhos coelho comeu uma planta chamada agave e a deusa percebeu que este ficou um tanto estranho. Em seguida, a deusa cortou um pedaço da agave e a deixou descansando ao ar livre. Resultando na fermentação do néctar que deu origem à tequila.

Total absurdo, mas até que é interessante perceber a criatividade desse povo. 

Por que consumir em shot?

Talvez você se pergunte de onde surgiu a tradição de consumir a bebida desse jeito? A resposta para essa questão é… Não sabemos! Do mesmo modo que ninguém sabe ao certo quando surgiu a tequila, também não se sabe de onde veio a tradição de consumir esta maravilhosa e forte bebida em shots. 

Para você não ficar sem nenhuma resposta, existe uma história que conta que durante a epidemia por cerca de 1918, médicos começaram a receitar que seus pacientes tomassem dois shots de tequila durante o tratamento. 

No entanto, mesmo depois que a epidemia passou, um certo número de pessoas continuou a tomar os shots. E dessa forma, logo todos começaram a aderir a este modo de consumir tequila. Fim!

3 Drinks com Tequila

Agora que você já conhece um pouco da história da tequila, que tal aprender a fazer 3 drinks deliciosos com esse destilado de origem mítica? Vamos ao drink de número 1!

1 – Tequila Sunrase

Ingredientes:

  • 45 ml de tequila;
  • 1 dash de groselha;
  • 120 ml de suco de laranja;
  • 1 pedaço de laranja;
  • 1 inteiro de cereja;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo:

Primeiro encha um copo alto com cubos de gelo. Em seguida, adicione tequila e suco de laranja. Por fim flutue groselha de decore com laranja e uma cereja. Simples, rápido e prático.

2 – Margarita de Morango

Ingredientes:

  • 4 morangos;
  • 50 ml de tequila;
  • 25 ml de licor Cointreau;
  • 2 colheres (chá) de açúcar;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparo:

Primeiro tire os talos de morango e pique-os. Em seguida deixe no congelador por 30 minutos e depois coloque as fatias e o gelo no liquidificador. Bata tudo até triturar bem a mistura. Agora acrescente o licor, a tequila e o açúcar e bata mais uma vez, de forma que a mistura fique bem consistente. Agora sirva!

3 – Caipirinha Summer

Ingredientes:

  • ½ unidade de carambola;
  • ½ fatia de abacaxi;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • ½ unidade de maracujá;
  • 2 doses de tequila.

Modo de preparo:

Primeiro coloque o maracujá no fundo do copo, juntamente com o abacaxi cortado em cubos pequenos, a carambola em pedaços e o açúcar. Depois coloque a tequila e mexa com a colher até que o açúcar fique diluído. 

Por fim complete o copo com o gelo moído.

Indicação de Marcas

Para finalizarmos este artigo, conforme prometido em nossa introdução, iremos indicar as melhores marcas de tequila para você. Temos todas essas marcas em nossa loja virtual. Garantimos qualidade e procedência por um preço justo, vale à pena conhecer. 

Vamos às marcas!

Enfim, esperamos que tenha gostado do artigo. Conforme o prometido, entregamos um pouco da história da tequila, bem como o modo de consumo, drinks e as melhores marcas para você escolher. Agora o próximo passo…

Corra agora para a nossa loja online e confira nossos preços! 

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Dirigir sob a influência de álcool configura delito, passível de sanção penal.
Imagens meramente ilustrativas.