
Pisco Capel – História e Drink
12 de novembro de 2021
Licor 43 – História e Drink
18 de novembro de 2021A tequila José Cuervo é uma das marcas mais conhecidas do mundo, sendo produzida pela Tequila Cuervo La Rojeña, S.A. de C.V. e pertencendo ao grupo Proximo Spirits. Atualmente, a marca está sediada em Tequila, Jalisco, estado em que é produzida 95% dessa bebida. Em seguida, confira um pouco mais sobre a sua história:
Primeiramente a Tequila José Cuervo é uma das marcas mais conhecidas do mundo, sendo produzida pela Tequila Cuervo La Rojeña, S.A. de C.V. e pertencendo ao grupo Proximo Spirits.
Atualmente, a marca está sediada em Tequila, Jalisco, estado em que é produzida 95% dessa bebida.
Em seguida, confira um pouco mais sobre a sua história:
História da tequila José Cuervo
A princípio a história da tequila inicia em 1758, quando o fazendeiro José Antonio de Cuervo começou a cultivar o agave, matéria-prima da tequila.
O cultivo iniciou após o fazendeiro obter os direitos sobre uma faixa de terra na região de Jalisco, com a concessão do Rei da Espanha.
Em 1781, José Prudencia Cuervo comprou terras de Hacienda de Abajo, aonde foi construída a destilaria para fabricação da tequila José Cuervo.
Após alguns anos, em 1795, o rei da Espanha, Carlos IV, transferiu algumas terras para seu filho, chamado José María Guadalupe Cuervo, o dando a primeira concessão comercial para produzir tequila.
Após a concessão, a fábrica foi rapidamente construída nas terras de Hacienda de Abajo, e teve sua produção iniciada, sendo chamada de “the wine of the earth” (vinho da terra).
Nessa mesma época, já surgiu o “Cuervo”, símbolo da tequila e da família, que foi gravado em todo barril produzido pela destilaria.
Em 1805, a filha de José Maria, chamada María Magdelena Ignacia, casou com Vicente Albino Rojas, responsável por renomear a destilaria para “Fabrica La Rojeña”.
Durante essa época, Rojas promoveu os produtos entre outros territórios mexicanos, até que em 1859, Jesú Flores, um dos comandantes da destilaria, começou a expandir e ampliar os negócios, a fim de entrar no mercado norte americano.
Os primeiros três barris exportados para o Novo México, nos Estados Unidos, ocorreram após alguns anos, em 1873.
Ascensão da tequila José Cuervo
O sucesso da bebida começou a se tornar evidente em 1893, quando começou a ganhar prêmios nos Estados Unidos e a se popularizar cada vez mais.
A marca começou a levar o nome novamente de José Cuervo apenas em 1900, sendo considerado uma das mudanças mais importantes na história da empresa.
Um dos primeiros grandes prêmios foi em 1907, quando ganhou o “Gran Premio” em Madrid, com a reputação de melhor tequila do mundo.
Rapidamente, a marca começou a se expandir pela Europa e também para outros países, com a criação de drinks que utilizavam a tequila como ingrediente.
Um dos exemplos mais conhecidos foi com a criação do coquetel Margaritas, em 1938, no México.
A marca José Cuervo aproveitou o sucesso do drink, e rapidamente se tornou a tequila líder do mercado em poucos anos.
Com o passar dos anos, a empresa foi introduzindo no mercado algumas novas tequilas, como a Jose Cuervo Tradicional (1985), lançada em comemoração aos 190 anos da marca.
Logo após dez anos, em 1995, a marca comemorou seus 200 anos lançando a tequila Jose Cuervo Reserva de la Familia, uma bebida premium ao preço de US$ 75 a garrafa.
Em 1997, a José Cuervo produzia já 37 milhões de litros, e exportava aproximadamente 76% de toda a sua produção, que ainda ocorre em Jalisco.
Nos últimos anos, a marca introduziu no mercado outras variedades de tequilas, como com sabores ou drinks prontos para consumo.
Também houve o lançamento de edições limitadas, a fim de aumentar ainda mais o seu portfólio de produtos.
Drinks com a tequila José Cuervo
Em seguida, confira alguns drinks que você pode fazer com essa bebida tão reconhecida por sua qualidade e excelência, líder do mercado mundial de tequilas:
Cuervo com melancia
Entre alguns drinks refrescantes para o verão, que tal misturar a sua tequila Jose Cuervo Ouro com melancia?
Confira seus ingredientes e modo de preparo:
- 1 dose de tequila Jose Cuervo Ouro
- 30 ml de suco de limão
- 4 pedaços grandes de melancia
- 2 colheres de açúcar mascavo
- Gelo a gosto
Em uma coqueteleira já com gelo, acrescente a tequila, o suco de limão, a melancia e o açúcar mascavo. Agite durante alguns segundos, a fim de uniformizar a mistura.
Logo após, sirva bem gelado.
Cuervo Lemonade
Antes de mais nada para quem gosta de drinks que levam limão, a Cuervo Lemonade pode ser uma ótima opção, sendo rápida e simples de preparar:
- 80 ml de cerveja pilsen mexicana
- 50 ml de tequila ouro
- 15 ml de limão
- 30 ml xarope de gengibre
Em uma coqueteleira, acrescente a cerveja, a tequila, o limão e o xarope de gengibre e agite por alguns segundos.
Após, coe a mistura em um copo longo, finalizando com a decoração com uma fatia de limão ou torção de limão.
Cuervo Sour
A princípio o Cuervo Sour é uma opção da família “Sour”, que pertence a uma das antigas famílias de coquetéis originais, consideradas bebidas mistas que contém um licor de base, suco de limão ou lima e um adoçante.
Confira como preparar:
- 30 ml de clara de ovo pasteurizada
- 20 ml de limão
- 15 ml de açúcar
- 50 ml tequila prata
- 3 gotas de bitter aromático
Em uma coqueteleira sem gelo, acrescente a clara de ovo pasteurizada, o limão, açúcar e a tequila prata.
Bata vigorosamente durante alguns segundos, até que a bebida fique uniforme e adicione gelo.
Em seguida, bata novamente, até sentir o recipiente esfriar, coando a mistura em um copo baixo. Finalize com três gotas de bitter aromático.
Margarita
Que tal aprender um dos drinks clássicos da coquetelaria utilizando o José Cuervo que tem sua casa? Confira seu preparo:
- Gelo a gosto
- 1 colher de café de sal marinho
- 2 colheres de chá de Cointreau
- 3 colheres de chá de suco de limão
- 1 fatia de limão
- 1 dose de tequila
Inicie esfregando a fatia de limão na borda da taça em que a bebida será servida, em seguida colocando o sal marinho em um prato.
Nesse prato já com sal marinho, encoste a borda da taça no prato, a fim de fazer uma crosta de sal e deixar a taça já pronta.
Já em uma coqueteleira com gelo, acrescente o suco de limão, licor, tequila e agite durante alguns segundos, até eliminar todas pedras de gelo.
Sirva em seguida.
1 Comment
[…] 2013, a bebida já era um dos dez licores mais populares, substituindo a tequila José Cuervo, que também era conhecida na […]