A Adega Muf’s trabalha com os mais conceituados revendedores de bebidas em Curitiba. Confira nosso catálogo de produtos e solicite seu orçamento.

Categorias

Vodka: História da bebida e alguns drinks para preparar em casa!

Vodka: História da bebida e alguns drinks para preparar em casa!

No artigo de hoje falaremos sobre a história da vodka e drinks para você fazer em casa. As vodkas como bem sabem tem origem russa, sendo considerada a bebida nacional da Rússia. 

Falaremos sobre essa bebida tão marcante que foi capaz de alcançar todos os países do mundo, não se limitando à poderosa Rússia.  Ficou interessado em saber um pouco mais sobre a história da vodka? Então, fique comigo até o final deste artigo!

História da Vodka

A história da vodka tem seu início no século XIV, em um contexto histórico onde os mercadores italianos de Genova estavam cruzando as fronteiras russas. O objetivo era estabelecer relações com a Rússia e demais países do leste europeu.

Durante esse período histórico a dinastia Ivanovich (ou Donskoy) comandava o império russo. Império este que tinha a honra de receber vários presentes dos mercadores italianos. Entre os presentes que recebiam dos italianos havia bebidas alcoólicas com teor de 24%, feitas de uva, conhecidas como grappa.

Não demorou muito para que o grappa se tornasse uma bebida nobre, com exclusividade para o círculo interno do czar e os oficiais da igreja. Apenas em 1533 que a bebida deixou de ser exclusividade da elite, alcançando também a população mais humilde. Nesta época que o nome do destilado foi finalizado, derivando da palavra russa “voda” (água) os russos criaram a palavra “vodka”, que significa “água pequena”.

A vodka e a Guerra

A história da vodka, assim como o whisky, teve um papel importante na guerra. Em 1814 Napoleão Bonaparte apresentou a vodka para o oeste europeu. Napoleão teve grande sucesso na conquista de uma parte considerável da Europa e em seguida decidiu ir para a Rússia. 

Sendo o primeiro general estrangeiro a conquistar Moscou. No entanto, devido ao inverno rigoroso da Rússia, seu exército perdeu grande parte da sua força, de modo que, ele foi forçado a recuar. 

Em sua volta para o seu país, trouxe consigo alguns dos mais valiosos segredos russos, a fim de mostrar ao oeste europeu. Um desses segredos foi a vodka, que ajudava os Russos a suportarem o inverno.

Modo de consumo e Drinks

Assim como o whisky, a vodka pode ser consumida pura, no entanto há uma infinidade de drinks que podem ser preparados com essa bebida histórica. Ou seja, muitos preferem consumir vodka acompanhada por mais sabores.

Sendo assim, iremos agora te ensinar a preparar drinks deliciosos, alguns que fizeram parte da história da vodka. Vamos ao primeiro drink!

1 – Caipiroska

A caipiroska é um drink derivado do mais famoso do Brasil, a caipirinha, sendo tão fácil de fazer quanto a sua prima. Para você ter uma ideia, os ingredientes são praticamente os mesmos. 

Ingredientes:

  • Açúcar;
  • Limão;
  • Gelo;
  • Vodka.

Modo de preparo:

Primeiro você vai precisar macerar os limões com o açúcar, a fim de soltar o suco. Em seguida, basta bater os ingredientes juntos em uma coqueteleira.

2 – Caipiroska de Morango

Nosso próximo e delicioso drink é a caipiroska de morango, também chamado de caipivodka de morango. Fundamentalmente é a mesma receita da caipirinha com vodka, no entanto, você substituirá o limão pelo morango. Bem simples não é mesmo? 

Estou pensando agora, que podemos fazer diversas variações desse drink trocando apenas as frutas. Opa! Então apenas uma receita que te ensinamos já te permite criar várias outras. Enfim, vamos para a próxima receita!

3 – Sex on the beach

Nosso terceiro drink é o sex on the beach que é um coquetel bifásico, indicado para você que gostaria de algo lindo e saboroso para os seus convidados. O modo de preparo é bastante simples, mas antes vamos aos ingredientes.

Ingredientes:

  • Gelo;
  • Vodka;
  • Suco de laranja;
  • Licor de pêssego;
  • Xarope de groselha.

Modo de preparo:

Primeiro você vai precisar de um copo long drink, coloque agora bastante gelo. Em seguida coloque uma dose de vodka, depois coloque o licor de pêssego. Agora complete o copo com suco de laranja, de forma que sobre um dedo. 

Por fim acrescente o xarope de groselha e pronto! Agora é só servir.

4 – Piña colada

Nosso quarto drink é a piña colada, uma ótima bebida para saborear no verão. Assim como todas as outras receitas, esta também é simples de preparar. Vamos aos ingredientes!

Ingredientes:

  • Vodka;
  • Suco de abacaxi;
  • Leite de coco;
  • Uma colher de leite condensado;
  • Gelo.

Modo de preparo:

Primeiro passo separe uma dose de vodka – ou se preferir a versão original da bebida, coloque rum – suco de abacaxi, uma dose de leite de coco, uma colher de leite condensado e gelo.

Segundo passo, coloque tudo em uma coqueteleira e bata bastante. Se quiser, você pode decorar o copo com uma calda de chocolate. Top!

Indicação de Marcas

Agora que você já conhece um pouco da história da vodka e ainda aprendeu como preparar drinks deliciosos. Vamos responder aquela pergunta: “Qual vodka comprar?”

Iremos citar aqui marcas de qualidade para você escolher antes de preparar os seus drinks. Se quiser saber mais detalhes sobre cada uma delas, temos um artigo que fala sobre as 5 melhores vodkas para 2021. Você vai adorar!

  1. Absolut;
  2. Ketel One;
  3. Ciroc;
  4. Grey Goose.

Enfim, conforme o prometido, falamos sobre a história da vodka, modo de consumo e drinks, além de listar para você as melhores marcas. Agora vá correndo para a nossa loja online comprar a sua vodka preferida.

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Dirigir sob a influência de álcool configura delito, passível de sanção penal.
Imagens meramente ilustrativas.