No artigo de hoje falaremos um pouco sobre a história do Whisky, modo de consumo e também abordaremos algumas marcas como: Johnnie Walker, Royal Salute, Jack Daniel’s e Buchanan’s.
Esse artigo é para pessoas que amam conhecer a história por trás das bebidas, que gostam de saber a origem daquilo que estão consumindo. Ou seja, se você for uma dessas pessoas, fique até o final deste artigo.
Com certeza vai valer à pena! Vamos agora conhecer a História do Whisky
Podemos afirmar que essa é uma das bebidas mais apreciadas ao redor de todo o mundo ao longo da História. No entanto, ainda que seja alvo de tanto apreço, sua origem é um tanto difícil de afirmar.
Há controvérsias sobre o seu surgimento, ainda que um vasto número de menções aponte para os monges irlandeses como sendo os primeiros produtores de whisky. Há também a possibilidade de que os primeiros criadores tenham sido os escoceses.
E aí? Afinal de contas, quem criou a primeira garrafa de whisky?
Como você pode ver até o momento, a história do whisky está relacionada a divergências de origem. E isso torna ainda mais fascinante à busca por respostas. Você provavelmente ficou intrigado com isso. Irlandeses e escoceses?
Agora vamos descobrir a origem do nome dessa bebida responsável pelos porres e desgraça de muitos.
Apesar de existirem divergências sobre a produção do primeiro whisky do mundo, podemos afirmar de onde surgiu o nome, sem que haja dúvidas quanto a isso.
Todavia, para que possamos compreender isso, é necessário que saibamos como se deu o processo de destilação da bebida.
Poetas árabes de diversos estilos fizeram menções ao destilado do vinho em seus projetos ao longo de toda a antiguidade.
A história da bebida está relacionada ao processo de destilação que é um tanto arqueológico e foi descoberto no século VIII, por um cientista árabe chamado Jabir ibn Hayyan.
A descoberta se deu numa cidade que hoje faz parte do território do Iraque. No entanto, os estudos realizados pelo cientista Hayyan, só chegaram às civilizações ocidentais no século XII.
Ah meu Deus! O que isso tudo tem a ver com a origem do nome? Então meu amigo leitor, lembra do que você leu até o momento sobre os poetas que se referiam ao destilado do vinho em seus textos?
O termo que utilizavam ao mencionar a bebida significava “água da vida”, que em gaélico, antiga língua escocesa, se traduz para “uisge beatha”. Ficou claro agora? Assim surgiu o nome Whisky.
Na história do whisky, podemos não ter certeza quanto a sua origem, no entanto a primeira menção ao whisky está nos trabalhos de um registro escocês e não irlandês. Neste registro são solicitados 48 galões de malta, para produzir uisge beatha para o Rei James IV da Escócia.
A história do whisky no mundo aconteceu graças a uma ajudinha dos árabes. Ele foi levado às Américas por imigrantes escoceses e irlandeses no século XVIII.
O tradicional whisky americano Bourbon surgiu quando imigrantes nos Estados Unidos passaram a usar milho na produção do whisky.
O whisky escocês também alcançou o Japão no século XX, levado pelo químico japonês chamado Masataka Taketsuru.
Ele aprendeu o processo de destilação com os escoceses e quando voltou para o Japão, fundou a primeira destilaria de whisky do país.
Agora que você já conhece um pouco da história do whisky, vamos conhecer juntos algumas marcas bem legais, para você poder comprar e experimentar.
O primeiro whisky é o Royal Salute Chiva 21 anos, que foi lançado no dia 2 de junho de 1953, como uma forma de tributo à Rainha Elizabeth II no dia de sua coroação. Feito para quem sonha em ter um verdadeiro Uísque Escocês em casa.
Esse com certeza deveria estar em nossa lista, uma vez que nosso amigo Jack combina qualidade e o preço super acessível. Se você quer entrar no mundo do whisky, com certeza o whisky Jack Daniels é uma boa opção.
Uma boa dica de drinque para você preparar com Jack Daniels é o Jack & Coke, bem simples e rápido. Da uma olhada em nosso blog que você vai achar essa receita.
Assim como o Jack Daniels, existem whiskys bem acessível da marca Johnnie Walker. Como por exemplo, o Red label, que é uma bebida bastante suave e equilibrada.
O quarto e último whisky é o Buchanan’s 12 anos Deluxe, que possui notas doces, florais e cítricas, levemente frutado. O interessante é que este whisky não tem aquele gosto forte de álcool, contanto com um sabor doce.
Enfim, esse foi o nosso artigo sobre a história do whisky. Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre os whiskys, vá agora para a nossa loja e escolha aquele que mais chamou a sua atenção.
O Espumante Mural Reserva Bruto é uma bebida portuguesa com perlage fina, sendo elaborado pelo método tradicional (champenoise), com a segunda fermentação ocorrendo na garrafa. O Mural Reserva Bruto é produzido pelo Quinta do Portal, utilizando as uvas: • Baga; • Bical; • Maria Gomes. Como resultado, o espumante português traz uma coloração amarela clara chamativa, além do aroma de brioche, frutas cítricas maduras e um toque floral.
O Champagne Dom Pérignon em sua versão Brut Luminous é um espumante a base de destilado de fermentado e uvas, que conta com uma graduação alcoólica de 12,5%ABV em sua versão de 750 ml. A marca francesa, Dom Pérignon, é produzida atualmente pela Maison Moët & Chandon na prestigiada região de Champagne, localizado no nordeste da França. O nome da marca é em alusão ao monge beneditino Pierre Pérignon, que foi o responsável reconhecido por desenvolver técnicas e procedimentos que são utilizados até hoje na indústria de espumantes e vinhos. Em seguida, saiba mais sobre a história da marca de champagne Dom Pérignon: