
Vodka Finlandia – História e Drinks
14 de julho de 2021
Whisky Woodford Reserve – História e Drinks
15 de julho de 2021A tequila El Jimador é uma das mais vendidas no mundo e pertence a Brown-Forman Corporation, desde os anos 2000.
Em seguida, confira um pouco mais sobre sua história e diversos drinks que você pode fazer com essa bebida:
História da tequila El Jimador
A tequila é produzida pela destilaria Herradura, que foi fundada em 1870 por Félix López, em Amatitán, no México.
A destilaria continua no mesmo local e produz da mesma forma, mesmo após a aquisição pela Brown-Forman, e já conquistou o prêmio “Best Distillery of the Year” pela revista Wine Enthusiast, em 2007.
O nome da marca “El Jimador” pertence aos jimadores, os trabalhadores responsáveis pela colheita do agave, decidindo quando a planta está madura o suficiente.
A tequila é produzida 100% de agave-azul, em campos da região de Amatitánda, região de Amatitán, que são enriquecidos com minerais do vulcão Tequila.
A planta leva aproximadamente dez anos para amadurecer, e então ser levada ao processo centenário da marca.
Processo centenário utilizado pela El Jimador
O processo é o mesmo, onde os jimadores carregam as piñas e empilham em fornos antigos de tijolo e pedra.
Cada fornada das piñas leva 24 horas para ser cozida e, então, após o resfriamento, são esmagadas para extrair o suco doce.
Logo após o suco ser extraído, ele é transferido para tanques abertos que sofrem o processo de fermentação, com leveduras selvagens.
Após o processo de fermentação, o suco então é destilado duas vezes e descansa em barris de carvalho branco.
O período pode variar conforme o tipo de tequila que está sendo produzida, como por exemplo:
- blanco (tequila mais nova, clara e transparente que é engarrafada após ser destilada);
- reposado (amadurecimento mínimo de dois meses);
- añejo (amadurecimento mínimo de um ano).
Atualmente, a tequila El Jimador é a tequila mais vendida no México, mas também é mundialmente conhecida em outros países.
Drinks com a tequila El Jimador
A própria marca já divulgou alguns drinks próprios que podem ser feitos com a bebida original, confira alguns:
Jimador Paloma
O Jimador Paloma é um drink que leva apenas 5 ingredientes e pode ser feito rapidamente para amigos e família:
- 50 ml de el Jimador
- 15 ml de suco de limão
- 1 pitada de Sal
- Completar com citrus
- Gelo
O modo de preparo é simples, uma vez que somente é preciso adicionar a tequila, o suco de limão e o sal em um copo alto com gelo.
Por fim, complete o copo com um refrigerante citrus.
Shake & Bite
Se você tem uma El Jimador em casa e não quer sair para comprar ingredientes, essa é uma ótima opção:
- 50 ml de El Jimador
- Canela em pó
- 1 fatia de laranja
Você não precisará sequer “preparar” o drink, basta colocar a canela em pó a gosto em uma fatia de laranja.
Em seguida, morda a laranja já com a canela e tome um shot da tequila.
Abacashot com a tequila El Jimador
O Abacashot foi outro drink disponibilizado pela marca, e, assim como o Jimador Paloma, há poucos ingredientes:
- 50 ml de el Jimador
- Um pedaço de abacaxi
Basta colocar a tequila em um copo com abacaxi e apreciar o drink!
Margarita clássica
Que tal aprender a fazer a clássica Margarita? Simples de fazer, leva apenas alguns minutinhos para experimentar:
- 120 ml de tequila El Jimador Blanco
- 60 ml de suco de limão
- 55 ml de licor de laranja
- 1 colher (sopa) de açúcar
- gelo a gosto
O modo de preparo é simples, comece batendo o suco de limão com o açúcar. Em seguida, adicione a tequila e o licor de laranja.
A preparação da taça também é simples, basta a virar de cabeça para baixo e molhar sua borda em uma vasilha com água.
Logo após, repita o mesmo processo, porém com sal e adicione a mistura realizada anteriormente, acrescentando gelo a gosto.
Tequila Sunrase com a tequila El Jimador
O Tequila Sunrase é um drink refrescante para o verão que conta com um modo de preparo simples:
- 45 ml tequila
- 120 ml de suco de laranja
- 50ml Dash de Groselha
- 40ml pedaço de laranja
- 50ml cereja
- Cubos de gelo
Inicie enchendo um copo alto com cubos de gelo e em seguida adicione a tequila e o suco de laranja.
Por fim, flutue a groselha e a decoração opcional pode ser feita com um pedaço de laranja e uma cereja.
El Diablo com tequila El Jimador
Se você gosta de drinks doces, uma ótima opção é o El Diablo, que leva poucos ingredientes e é fácil de preparar:
- 4 cubos de melancia
- 50 ml de tequila El Jimador
- 2 fatias de gengibre
- 15 ml de xarope de açúcar
- 10 ml de suco de limão
- Gelo a gosto
Em uma coqueteleira, inicie macerando os cubos de melancia e as fatias de gengibre. Em seguida, adicione o gelo e a tequila, o xarope e o suco de limão.
Por fim, sirva a mistura em uma taça previamente resfriada.
Acapulco
O drink é outra opção que leva frutas como principais ingredientes, trazendo um coquetel refrescante para o verão:
- 1/2 dose de tequila
- 1/2 dose de rum
- 1 dose de suco de abacaxi
- 1 dose de suco de laranja
- Uma fatia de limão
- Gelo a gosto
O modo de preparo é o mais simples: basta adicionar todos os ingredientes em uma coqueteleira e agitar por alguns segundos.
Finalize em um copo ou taça com gelo, e para a decoração, utilize uma fatia ou rodela de limão.
Tequila com cerveja
Outra opção para quem ama cerveja e tequila, é combinar as duas e criar um drink diferente e de fácil preparo. Que tal experimentar?
- 40ml de El Jimador gelado
- 50ml de cerveja
- 60ml de limonada concentrada
- 60ml de água
- Gelo a gosto
- Limão e sal para enfeitar
O modo de preparo é assim como o Acapulco, basta colocar todos os ingredientes em uma coqueteleira e agitar a mistura durante alguns segundos.
A decoração, opcional, pode ser feita enfeitando o copo com limão e as bordas com sal.