Drambuie é um licor de whisky escocês muito famoso, a base de scotch whisky envelhecido, mel de urze, ervas aromáticas e diversas especiarias, como açafrão e noz-moscada) em sua graduação alcoólica de 40%ABV. O modelo, em sua versão de 750 ml, conta com a mesma receita mantida desde 1745, ano em que foi criado e mantém sua tradição durante todos seus 250 anos de história. Atualmente, é o terceiro licor mais vendido do mundo, sendo considerado uma marca premium, uma vez que é produzido 100% a base de whiskies, feito de um único “blend” com maltes acima de 30 anos. O Drambuie é composto por ingredientes refinados cuidadosamente, misturados então à qualidade dos whiskies selecionados de primeira linha e sendo vendido em mais de 150 países. Anualmente, a venda de caixas do licor é de quase 450 mil, sendo seus maiores mercados os Estados Unidos e o Reino Unido, além de diversas premiações que o produto recebe e comprovam a qualidade do licor. Um exemplo é quando recebeu a pontuação mais alta possível “95-100” pontos a partir da classificação da Wine Enthusiast, uma das premiações mais renomadas. Entre seus destaques, está que o Drambuie também é utilizado como ingrediente na preparação de diferentes pratos e sobremesas, não ficando apenas no segmento de bebidas alcoólicas, apesar de normalmente ser apreciado on the rocks ou então em coquetéis.
Drambuie é um licor de whisky escocês muito famoso, a base de scotch whisky envelhecido, mel de urze, ervas aromáticas e diversas especiarias, como açafrão e noz-moscada) em sua graduação alcoólica de 40%ABV.
O modelo, em sua versão de 750 ml conta com a mesma receita mantida desde 1745.
Esse foi o ano da criação e mantém sua tradição durante todos seus 250 anos de história.
Atualmente, é o terceiro licor mais vendido do mundo sendo considerado uma marca premium.
Uma vez que é produzido 100% a base de whiskies, feito de um único “blend” com maltes acima de 30 anos.
O Drambuie é composto por ingredientes refinados cuidadosamente, misturados então à qualidade dos whiskies selecionados de primeira linha e sendo vendido em mais de 150 países.
Anualmente, a venda de caixas do licor é de quase 450 mil, sendo seus maiores mercados os Estados Unidos e o Reino Unido, além de diversas premiações que o produto recebe e comprovam a qualidade do licor.
Um exemplo é quando recebeu a pontuação mais alta possível “95-100” pontos a partir da classificação da Wine Enthusiast, uma das premiações mais renomadas.
Entre seus destaques, está que o Drambuie também é utilizado como ingrediente na preparação de diferentes pratos e sobremesas.
Assim diversificando e não ficando apenas no segmento de bebidas alcoólicas, apesar de normalmente ser apreciado on the rocks ou então em coquetéis.
Com uma cor entre amarela e âmbar brilhante, a bebida conta com aromas que lembram o alcaçuz e mel.
Enquanto no paladar é um licor encorpado e também voluptuoso, que traz à tona sabores completos de laranja, especiarias, erva e o mel.
O nome da marca, “Drambuie”, tem origem gaélico escocês, possivelmente de um dram buidheach, que significa “a bebida que satisfaz”, ou de dram buidhe, que tem como significado “a bebida amarela”.
Em seguida, confira mais sobre a história desse licor de whisky:
Em 1745, o príncipe Carlos Eduardo Stuart organizou um exército de clãs nas Highlands escocesas para restaurar os tronos britânicos que pertenciam à sua família.
Após a Batalha de Culloden em 1746, à beira da derrota, o príncipe fugiu para a Ilha de Skye, com a ajuda de seu capitão, John MacKinnon do Clã MacKinnon.
Segundo a lenda da família, o príncipe recompensou MacKinnon com a receita da bebida premiada, seu “elixir pessoal”, sendo essa a versão dos acontecimentos que ainda é contestada por historiadores, que acreditam que seja apenas uma história inventada para impulsionar as vendas dessa bebida.
A lenda ainda afirma que a receita foi dada no final do século 19 pelo clã MacKinnon a James Ross, porém seu nome foi registrado oficialmente apenas em 1893.
Ross morreu jovem, e a sua viúva, com intuito de pagar a educação de seus filhos, foi obrigada a vender a receita do licor e, coincidentemente, fez a venda para a família MacKinnon, diferente da família do início do século 20.
A família MacKinnon foi a última a produzir a bebida desde então, sendo que a primeira distribuição comercial de Drambuie foi datada em Edimburgo, em 1910.
Assim vendidas doze garrafas originalmente, porém após seis anos, foi o primeiro licor a ser aceito na Câmara dos Lordes, além das distribuição em outros países, como para soldados britânicos.
Na década de 1980, os produtos começaram a anunciar o licor em propagandas.
A fim de reforçar a notoriedade da marca e transmitir a ideia do seu rejuvenescimento.
Em 2009, a fabricante lançou o “The Royal Legacy of 1745”, que é um barril único com infusão de 46% de álcool por volume do licor de whisky de malte.
Nesse mesmo ano de lançamento, esse barril recebeu o Drinks International Retail Travel Award, em outubro de 2009.
Para comemorar o 100º aniversário do Drambuie engarrafado em Edimburgo, o fabricante lançou um novo estilo de garrafa, além de uma nova campanha publicitária na TV e impressa.
Essa nova garrafa lançada é transparente, permitindo ver o líquido, e, em comparação a original, é mais alta e mais magra, supostamente mais fácil de servir.
Nessa mesma garrafa, há o novo ícone ‘DD’ atrás da marca Drambuie, que também aparece no pescoço da garrafa.
A espada no pescoço relembra a sua origem durante a Revolta Jacobita de 1745, enquanto os quatro diamantes representam os valores associados ao Príncipe Charlie:
Em seguida, confira uma série de drinks que você pode utilizar esse licor de whisky e incrementar suas receitas em casa:
Criado por F. Benniman, sob a alcunha de B.I.F., comemorando a British Industry Fair, uma feira de produtos industriais britânicos e já recebeu diversos nomes, como “Little Club No.1” ou “Mig-21”.
O Rusty Nail é uma opção simples e rápida de fazer, que leva apenas 3 ingredientes em sua composição. Confira como preparar:
Em um copo baixo já com cubos de gelo, acrescente o whisky de sua preferência, o Drambuie e a casca de limão siciliano.
Misture com o auxílio de uma colher bailarina e sirva em seguida.
Primeiramente essa é uma opção de drink para os fãs de café, que desejam um coquetel que leva alguns ingredientes e contam com um modo de preparo um pouco mais complexo. Que tal experimentar?
Em um copo old-fashioned já com gelo, acrescente todos os ingredientes com exceção do café expresso.
Mexa com o auxílio de uma colher bailarina, uniformizando a mistura.
Por fim, em uma coqueteleira, adicione apenas o café e agite até fazer espuma, e coe no copo. Decore com uma espiral de casca de laranja.
O Champagne Dom Pérignon em sua versão Brut Luminous é um espumante a base de destilado de fermentado e uvas, que conta com uma graduação alcoólica de 12,5%ABV em sua versão de 750 ml. A marca francesa, Dom Pérignon, é produzida atualmente pela Maison Moët & Chandon na prestigiada região de Champagne, localizado no nordeste da França. O nome da marca é em alusão ao monge beneditino Pierre Pérignon, que foi o responsável reconhecido por desenvolver técnicas e procedimentos que são utilizados até hoje na indústria de espumantes e vinhos. Em seguida, saiba mais sobre a história da marca de champagne Dom Pérignon:
Cîroc Vodka é uma marca de vodca de luxo à base de uvas nobres da região Carântono-Marítimo, na França. Certamente o fato de ser feita de uva e, sobretudo, na França, já confere à Cîroc Vodka uma elegância, complementada aliás por sua garrafa, que lembra os frascos criados por perfumistas. A Diageo, fabricante multinacional de bebidas alcoólicas com sede no Reino Unido, produz e distribui a Cîroc para vários países. Aprecie Cîroc Vodka, com toda a certeza uma presença constante nos ambientes mais badalados e descolados do mundo.