
Johnnie Walker Platinum 18 anos
26 de janeiro de 2022
Jim Beam Black Extra Aged
7 de fevereiro de 2022O The Glenlivet Founder’s Reserve Single Malt é o whisky escocês single malt responsável por dar origem a todos demais criados da marca, feito em uma antiga destilaria na paróquia de Glenlivet, na Escócia. O produto, importado da Escócia, não conta com idade definida, sendo um destilado alcoólico de malte envelhecido, água e corante caramelo em sua versão de 750 ml. Por ser um whisky composto 100% por cevada maltada e destilado em uma única destilaria, se torna uma bebida com sabor suave, cremosa e equilibrada. Além disso, também há a seleção especial de barris para maturação, onde são utilizados tradicionais barris de carvalho junto à barris americanos que já envelheceram bourbon, alguns de primeiro uso e outros já utilizados para envelhecer outros whiskies da Glenlivet.
O The Glenlivet Founder’s Reserve Single Malt é o whisky escocês single malt responsável por dar origem a todos demais criados da marca, feito em uma antiga destilaria na paróquia de Glenlivet, na Escócia.
O produto, importado da Escócia, não conta com idade definida, sendo um destilado alcoólico de malte envelhecido, água e corante caramelo em sua versão de 750 ml.
Por ser um whisky composto 100% por cevada maltada e destilado em uma única destilaria, se torna uma bebida com sabor suave, cremosa e equilibrada.
Além disso, também há a seleção especial de barris para maturação, onde são utilizados tradicionais barris de carvalho junto à barris americanos que já envelheceram bourbon, alguns de primeiro uso e outros já utilizados para envelhecer outros whiskies da Glenlivet.
Saiba mais sobre o The Glenlivet Founder’s Reserve Single Malt
O The Glenlivet Founder’s Reserve Single Malt é uma homenagem ao fundador da destilaria, George Smith, sendo produzido utilizando técnicas que foram criadas por ele em 1824.
Toda a destilação da bebida ocorre em grandes alambiques de cobre (pot stills), em formato de antigas lanternas, com um longo pescoço (swan neck), a fim de trazer um caráter mais suave e frutado que existe no whisky da empresa.
Há um destaque para esse formato de lanterna, que está presente em todos os whiskies da marca, que acabam sendo mascarados com maturações prolongadas, o que não é o caso desse whisky.
Como resultado de todo cuidado com a execução de técnicas, foi criado o single malt límpido e com coloração dourada pálida, trazendo um aroma predominantemente frutados, com notas cítricas bem claras, como laranja doce, pera e maçãs caramelizadas.
No paladar, a bebida também se destaca devido a sua cremosidade e suavidade, também trazendo o sabor cítrico com notas de caramelo e baunilha da madeira.
Por fim, o final é médio e adocicado, com o frutado da laranja que há em sua composição bem presente, trazendo um whisky muito equilibrado.
História da marca
A história da The Glenlivet inicia com a destilaria, “fundada” oficialmente em 1824, apesar de já existir alguns anos antes, criada por George Smith, que destilava whisky de forma ilícita dentro do ducado do Duque de Gordon.
Apesar de ilegal e o duque não saber de sua existência, a destilaria na época também era denominado como “Glenlivet” , famosa na região.
Em 1823, o duque de Gordon foi o responsável por apoiar uma alteração de legislação, a qual permitia que destilarias adquirissem uma licença para funcionar de forma lícita.
Posteriormente, o Rei George IV permitiu essa alteração de legislação para legitimação de atividades, onde a Glenlivet foi uma das pioneiras.
Até metade do século XX, a Glenlivet era tão conhecida que outras destilarias também utilizavam seu nome, como a denominação de origem em seus rótulos, por exemplo, existiam garrafas em que as estampas informavam o nome “Aberlour-Glenlivet”.
Durante a década de 1980 que a Glenlivet adquiriu o direito legal de utilização exclusiva de seu nome “The Glenlivet“, sendo atualmente a a destilaria que vende mais de doze milhões de garrafas por ano, com seu carro-chefe o Glenlivet Founder’s Reserve.
Atualmente, parte de sua produção também é utilizada nos blended whiskies que pertencem à Pernod Ricard, como Chivas Regal e Ballantine’s.
Drinks com o The Glenlivet Founder’s Reserve Single Malt
Em seguida, confira uma série de drinks que você pode fazer com o The Glenlivet Founder’s Reserve Single Malt em sua casa, preparando para amigos e família.
Spring Buzz
O Spring Buzz é uma opção de drink rápido e simples para quem está iniciando na coquetelaria, levando poucos ingredientes e contando com um rápido modo de preparo.
- 60 ml de The Glenlivet Founder’s Reserve
- 120 ml de chá de camomila
- 15 ml de mel
- 5 ml de suco de limão siciliano
Em uma coqueteleira já com gelo, acrescente o whisky, o chá de camomila, mel e o limão e agite durante aproximadamente 10 segundos.
Após resfriar a mistura completamente, coe em um copo baixo com gelo em que será servido.
Para finalizar realize a decoração com camomila e meia rodela de limão.
Hot Toddy
O drink “Hot Toddy” já é uma opção mais requintada, que traz mais ingredientes e um sabor inesquecível quando preparado da forma correta. Veja como fazer:
- 45 ml de The Glenlivet Founder’s Reserve
- 7,5 ml de suco de limão siciliano
- 5 ml de mel
- 5 ml de simple syrup
- 60 ml de água fervente
- Meia rodela de limão silicano com cravos
- Canela em pau
Em uma mug (caneca), inicie acrescentando a água fervente e adicione o mel, até que ele se dissolva completamente.
Logo após, acrescente o xarope, o whisky e o suco de limão, mexendo os ingredientes suavemente com o auxílio de uma colher bailarina para uniformizar a mistura.
Por fim, adicione como guarnição uma canela em pau e uma rodela de limão.
Auld Alliance
Essa é uma ótima opção para quem deseja um drink mais cítrico, ideais para climas mais quentes que necessitam de um drink refrescante. Veja os ingredientes e o modo de preparo do Auld Alliance:
- 30 ml de The Glenlivet Founder’s Reserve
- 20 ml de Martell Cognac VSOP
- 1 dash de Pernod
- 5 ml de simple syrup
- 1 dash de Peychaud’s bitters
- 1 dash de Angostura bitters
- Laranja Bahia
Inicie resfriando uma taça coupette, enquanto prepara a primeira parte do drink em um mixing glass.
No mixing glass, acrescente o whisky, o xarope de açúcar e os bitters, misturando com uma colher bailarina levemente, uniformizando a mistura durante alguns segundos.
Na taça resfriada, comece acrescentando o dash de Pernod e o espalhando pela taça, para então coar a mistura que está no mixing glass.
A decoração opcional pode ser feita com um twist de laranja bahia.
Scottish Milk Punch
Uma opção para os doceiros de plantão que desejam um drink diferente do padrão. Veja como fazer:
- 45 ml de The Glenlivet Founder’s Reserve
- 60 ml de leite temperado com especiarias (canela, cravo e noz-moscada)
- Chantilly fresco já adoçado
Em uma panela, leve o leite ao fogo junto as especiarias até aquecer, enquanto prepara o chantilly.
Para o chantilly, é preciso utilizar um creme de leite fresco já adoçado e bater na mão ou com um mixer para aerar.
Na hora de servir o drink, misture o leite com especiarias e o chantilly e transfira para uma xícara transparente, salpicando canela e noz-moscada a gosto.