A Adega Muf’s trabalha com os mais conceituados revendedores de bebidas em Curitiba. Confira nosso catálogo de produtos e solicite seu orçamento.

Categorias

Licor Drambuie – História e Drinks

Licor Drambuie – História e Drinks

Primeiramente o licor Drambuie é o terceiro do seu segmento mais vendido do mundo, sendo considerado uma marca premium produzida 100% à base de whiskies.

A bebida escocesa é vendida em mais de 150 países atualmente, com vendas anuais superiores a 475.000 caixas de (9 litros), especialmente nos Estados Unidos e Reino Unido.

Em seguida, confira mais sobre a história do licor Drambuie, que existe há mais de 270 anos:

História do licor Drambuie

A história do licor inicia em 1745, quando o príncipe inglês, Charles Edward Stewart (conhecido como Bonnie Prince Charlie), liderou uma revolta.

Essa revolta, chamada de Jacobite, tinha como objetivo tentar recuperar o trono britânico, porém o príncipe foi derrotado.

Após a Batalha de Culloden, em julho de 1746, ele e alguns seguidores se refugiaram na ilha de Skye, no noroeste das Highlands Escocesas.

Como resultado, o príncipe presenteou um de seus seguidores, o capitão John MacKinnon, como prêmio por sua bravura e lealdade.

Stewart o presenteou com a “fórmula secreta” de seu elixir pessoal, que era elaborado à base de whisky escocês e uma mistura de mel de urze, ervas aromáticas e especiarias.

Alguns historiadores afirmam que a história é apenas uma lenda, feita para alavancar as vendas de bebida.

No entanto, o fato é que ao final do século 19, a receita chegou a John Ross, responsável pelo aprimoramento da receita.

O licor começou a ser fabricado de forma caseira em 1873, na hospedaria Broadford, já com o nome de Drambuie (que significa a “bebida que satisfaz”).

Expansão da marca

Ross distribuiu a bebida para mais longe, eventualmente para outros países, como a França e para os Estados Unidos.

Quando seu filho James Ross Jr. obteve os direitos sobre a receita, foi registrar oficialmente a marca no Escritório de Patentes em Londres, no dia 24 de abril de 1893.

No entanto, Ross Jr. morreu jovem e quando sua mulher se mudou para Edimburgo, foi obrigada a vender a receita para pagar a educação de seus filhos.

A receita foi vendida para um membro da família MacKinnon, Malcolm, que trabalhava em um atacadista de whisky, chamado W. MacBeth & Son.

Em 1909, Malcolm começou a vender o licor, sendo comercializado pela primeira vez na Union Street no ano seguinte (1910).

Rapidamente o licor se popularizou, sendo o primeiro licor a ser aceito na Câmara dos Lordes em 1916, e no ano seguinte, no Palácio de Buckingham.

Após uma interrupção devido a Primeira Guerra mundial, o retorno da popularidade do licor foi adepto entre os oficiais do exército

Nos anos seguintes, a marca ganhou destaque e teve seu produto exportado para outros países, sendo necessário abrir uma nova fábrica, em 1959.

Outro destaque para o licor foi quando se tornou o principal ingrediente do coquete Rusty Nail, drink que teve sua primeira aparição em 1937.

Ações de marketing da marca de licor Drambuie

A princípio já em 1980, a Drambuie iniciou seus primeiros comerciais na TV, divulgando seu produto para atingir um público mais jovem.

Na década seguinte, a marca também se envolveu com esportes, patrocinando competições de golfe, esqui e também corridas de lanha.

Nessa mesma época, também houve uma ampliação dos produtos, com o lançamento do Drambuie Black Ribbon (também conhecido como Drambuie 15) e o Drambuie Cream.

Em 2008, a marca recebeu “95-100” pontos (o mais alto possível) a partir da classificação da Wine Enthusiast, sendo uma conquista para a Drambuie.

O último lançamento da marca ocorreu em 2009, com a introdução do “The Royal Legacy of 1745”, um licor com graduação alcoólica mais forte que o original.

Essa bebida foi desenvolvida para aeroportos, custando €159 e responsável por ganhar um importante prêmio da Drinks International Retail Travel Award.

Outra bebida rara da marca é a versão Jacobite Collection, que conta em sua composição whiskies envelhecidos por 45 anos.

A William Grant & Sons adquiriu a Drambuie em meados de 2014, comprando a marca por estimadas £100 milhões.

Atualmente, a receita secreta do licor está armazenada em um local seguro próximo a cidade de Glasgow, e existem somente três pessoas que conhecem a receita original.

Drinks com o licor Drambuie

Em seguida, confira alguns drinks para você fazer com o licor Drambuie:

Rusty Nail

Em primeiro lugar o drink foi feito por F. Benniman, sob a alcunha de B.I.F., comemorando a British Industry Fair, uma feira de produtos industriais britânicos.

O coquetel havia recebido diversos nomes, como Little Club No.1 ou Mig-21, sendo conhecido oficialmente como Rusty Nail somente em 1967.

Rusty Nail se popularizou em grande escala durante a década de 1970, devido ao Rat Pack (grupo de artistas americanos com nome de peso).

Em seguida, confira como preparar esse drink tão famoso:

  • 3/4 dose de Drambuie
  • 2 doses de whisky
  • casca de laranja ou twist de limão (opcional)
  • Gelo

Em um copo old-fashioned já com gelo, acrescente o whisky e o licor, misturando em seguida durante alguns segundos.

Por fim, realize a decoração com o twist de limão ou com casca de laranja.

Ao Tempo de Vida

Antes de mais nada o drink que pertence ao Tetto Rooftop Lounge traz diversos ingredientes e um sabor inesquecível. Que tal experimentar?

  • 30 ml de Jim Beam
  • 15 ml de Fernet Branca
  • 15 ml de licor Drambuie
  • 30 ml de Antica Formula
  • 5 ml de Angostura

Em uma coqueteleira, acrescente em ordem todos ingredientes e agite durante alguns segundos, uniformizando a mistura.

Sirva em seguida.

On The Rocks

O drink pertence ao Trabuca, e conta com um rápido modo de preparo, com seu drink pronto em menos de 3 minutos:

  • 25 ml de gin Tanqueray
  • 20 ml de Campari
  • 20 ml de Drambuie
  • 5 ml de Luxardo Campari

Em uma coqueteleira, adicione os ingredientes e agite durante alguns segundos, em seguida transferindo a mistura para um copo baixo já com gelo.

Drink de café expresso

Que tal tomar um café expresso diferente do habitual? Essa é uma opção para os fãs de café unirem seu licor favorito a bebida:

  • 50 ml de whisky
  • 25 ml de Drambuie
  • 40 ml de Vermouth Rosso
  • Café expresso
  • 15 ml de Angostura Bitter
  • Casca de laranja (decoração)

Em um copo old-fashioned com gelo, acrescente todos os ingredientes com exceção do café expresso e mexa para uniformizar a mistura.

Por fim já na coqueteleira, adicione apenas o café e agite até fazer espuma, a despejando no drink. Finalize decorando com uma espiral de casca de laranja.

Beba com responsabilidade. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Dirigir sob a influência de álcool configura delito, passível de sanção penal.
Imagens meramente ilustrativas.